500 hectares queimados em Itatiaia

O Eco - www.oeco.com.br - 18/08/2010
Após cinco dias, as chamas foram controladas no Parque Nacional do Itatiaia (PNI). Na última sexta- feira, um incêndio atingiu o planalto de altitude de Mauá, dentro da unidade de conservação mais antiga do país. Como não choveu, cerca de 150 pessoas foram a campo para combater o fogo, entre voluntários, brigadistas do próprio PNI e de outras unidades, como Área de Preservação Ambiental (APA) da Mantiqueira e parques da Tijuca, Serra dos Órgãos e Bocaina. A força-tarefa ainda contou com o apoio do Corpo de Bombeiros e da viação do exército, uma vez que o foco de calor aconteceu em uma região de difícil acesso.

"Demora cerca de seis horas de caminhada para chegar até lá. A ajuda do exército foi muito importante. Apenas ontem (terça-feira), tínhamos 80 pessoas no planalto para controlar o incêndio, e finalmente obtivemos sucesso. Trata-se de uma área muito isolada e especial, porque existem poucos ambientes com estas características no Brasil. Ainda é difícil avaliar os danos para a alta biodiversidade do local, mas a recuperação de algumas espécies é muito lenta.", disse Walter Behr, chefe do parque.

A partir de agora, o trabalho de rescaldo e monitoramento será fundamental, e as equipes continuam em alerta no campo. Estão previstos sobrevoos, além de uma análise acurada sobre os motivos do fogo - que, segundo Behr, deve ter origem criminosa. A estimativa inicial é de que cerca de 500 hectares tenham sido queimados.

http://www.oeco.com.br/blog-trajetoriafumaca/24283-500-hectares-queimados-em-itatiaia
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  • UC Serra dos Órgãos
  • UC Serra da Mantiqueira
  • UC Itatiaia
  • UC Tijuca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.