7º Festival Brasileiro de Aves Migratórias se inicia dia 18

www.ambienteja.com.br - 05/10/2007
O Parque Nacional da Lagoa do Peixe estará sediando, de 18 a 21 deste mês, o 7o Festival Brasileiro de Aves Migratórias. O evento é uma promoção conjunta do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, prefeituras municipais de Tavares e Mostardas e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). As informações sobre o Festival já estão disponíveis no site www.febam.rg.com.br.

Estão programadas para o evento oficinas, palestras, minicursos, visitas a campo, exposições, além de inúmeras atrações culturais. Os promotores do evento destacam, entre as diversas atrações, o minicurso sobre Aves do Bioma Pampa, que será ministrado pelo biólogo Jan Karel Felix Mahler Jr., mestre em manejo de vida silvestre (Universidade de Córdoba, Argentina). Ele vai abordar, entre outros aspectos, a extensão do Bioma: 17.137.843,83ha, sendo que deste total, apenas 115.107,03ha (0,68%) estão protegidos em Unidades de Conservação de Proteção Integral, incluindo-se aí o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, bem como a riqueza de sua biodiversidade.

"O Pampa abriga aproximadamente 450 espécies de aves, ocupando ambientes costeiros (gaivotas, trinta-réis, flamingos e maçaricos, por exemplo), campos e banhados (tico-tico, quero-quero, marrecas, coleirinhos e caboclinhos, entre outros) e áreas de floresta (juritis, gralha-picaça, tucano-de-bico-verde, jacuaçu e sanhaçu-frade)", observou o biólogo. Ele acrescenta que o mais grave é que das aves existentes no Pampa 50 se encontram ameaçadas de extinção, como por exemplo o gavião-cinza (Circus cinereus), águia-chilena (Buteo melanoleucus), pato-do-mato (Cairina moschata), narcejão (Gallinago undulata), gaivota-de-rabo-preto (Larus atlanticus) e coleiro-do-brejo (Sporophila collaris).
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lagoa do Peixe (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.