A Petrobras, o oceano e Abrolhos

Porto Gente - http://www.portogente.com.br - 24/10/2011
Em recente entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, a oceanógrafa Sylvia Earle alerta para a degradação dos oceanos causada pela exploração do petróleo em águas profundas. A Petrobras, por meio de sua assessoria de imprensa, comunica ao Portogente que exerce suas operações seguindo "rigorosos padrões internacionais de segurança operacional, com absoluta preocupação com o meio ambiente".

Há controvérsias

Earle, no entanto, demonstra preocupação com a vida de centenas espécies que habitam as profundezas dos nossos oceanos, realmente ameaçadas pelas petroleiras.

Oficial

De novo a Petrobras destaca que todas as suas atividades no mar têm licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Abra os olhos

Já sobre a manifestação de vários cientistas, ambientalistas e até artistas contra a exploração de petróleo em Abrolhos (Bahia), a Petrobras garante não tem qualquer atividade ligada à busca por petróleo no raio de 50 quilômetros, que define os limites legais da área de proteção ambiental do Parque Nacional Marinho de Abrolhos.

Versão

A companhia diz, ainda, que adota uma política de responsabilidade ambiental incorporada à sua estratégia de negócios e tem plena consciência da importância ecológica do Parque Nacional Marinho de Abrolhos.

Outro lado

O Greenpeace, que também recebeu a afirmação da Petrobras de que explora petróleo em um raio de 50 km em torno do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, faz uma contraproposta à companhia: uma moratória de exploração de gás e petróleo por 20 anos em uma zona de 93 mil quilômetros quadrados.

Paraíso

O Greenpeace Brasil faz campanha para a preservação de Abrolhos, o primeiro Parque Nacional Marinho criado no Brasil, em 1983, com aproximadamente 910 km2. É a zona mais importante em biodiversidade marinha do Atlântico Sul, onde está o maior e mais exuberante banco de corais desse pedaço do oceano. Abrolhos é lar de mais de 1.300 espécies de invertebrados, peixes, tartarugas, aves e mamíferos marinhos.




http://www.portogente.com.br/texto.php?cod=57142
Energia:Petróleo

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho dos Abrolhos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.