Abertura de poços é embargada na APA do Araripe

Diário do Nordeste - www.diariodonordeste.globo.com - 24/09/2008
O chefe da APA-Araripe, Jackson Antero, embargou a perfuração de dois poços profundos que seriam abertos em cima da Serra do Araripe, no município de Jardim. Os poços eram perfurados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com o apoio da Prefeitura Municipal de Jardim, que forneceria o combustível para a perfuratriz e pagaria as diárias dos funcionários.

O chefe da APA justificou o embargo, afirmando que os poços foram alocados em cima do lençol freático que abastece as nascentes que jorram no sopé da serra. Um deles estava localizado em cima da fonte "Boca da Mata", que abastece a cidade de Jardim. O outro seria perfurado na fenda do Gravatá que também, segundo Jackson Antero, prejudicaria as nascentes hídricas da cidade.

A Prefeitura de Jardim vai entrar com recurso, solicitando a licença ambiental para a perfuração dos poços. Está prevista a abertura de 12 poços no município. Dois em cima da serra e mais dez na área do cristalino, localizada no limite do município com o Estado de Pernambuco. O chefe da APA informou que libera a licença para os dez poços. No entanto, não autoriza a perfuração dos poços em cima da chapada.

O vice-prefeito de Jardim, Odailton Carlos Angelim Alencar, conhecido por Pelé, informou que a Prefeitura não vai desistir da perfuração. Ele conseguiu um abaixo assinado solicitando a abertura dos poços. A água, segundo afirmou, vai abastecer uma população de cerca de 300 pessoas que moram nas proximidades.

O vice-prefeito estranha a exigência da APA Araripe, lembrando que, recentemente, foram perfurados dois poços profundos em cima da serra nas proximidades do local, que hoje está proibido.
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada do Araripe
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.