Acaba incêndio na Chapada dos Veadeiros

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 16/11/2015
Parque deverá ser reaberto nesta quarta-feira


Após dez dias de intenso combate, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e parceiros conseguiram debelar o incêndio que atingia o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, informou a chefe da unidade, Carla Guaitanele.

Segundo ela, o parque, que estava fechado à visitação desde a última quinta-feira (12), para preservar a integridade dos frequentadores, será reaberto nesta quarta-feira (18). Ainda segundo a chefe, as primeiras avaliações indicam que cerca de 15 mil hectares foram destruídos pelo fogo.

Raios

Os focos do incêndio tiveram início a partir de raios que caíram na noite do dia 7, em área dentro do parque, daí ter sido difícil o controle. Apenas um raio caiu fora da UC. Com o ar seco, dias quentes e sem chuva, o fogo se alastrou rapidamente no interior da unidade.

Pelo menos 90 pessoas, entre brigadistas do ICMBio, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), bombeiros e grupos voluntários, participaram das ações de combate ao incêndio.

O parque contou, ainda, com o apoio da brigada voluntária de Alto Paraíso, membros do Conselho de Meio Ambiente de Alto Paraíso (Condema) e do Conselho do Parque (Conparque).

O parque

Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros protege uma área de 65.514 hectares do Cerrado de altitude. São diversas formações vegetais, centenas de nascentes e cursos d´água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano.

O parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local, e foi declarado Patrimônio Mundial Natural em 2001 pela Unesco. Além da conservação da natureza, a unidade tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/7355-acaba-incendio-na-chapada-dos-veadeiros.html
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.