Acir Gurgacz defende permanência de agricultores em reserva extrativista em RO

Agência Senado - https://www12.senado.gov.br/ - 22/12/2014
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) pediu ao governo de seu estado que encontre uma solução pacífica para evitar um sério conflito em Minas Novas, na reserva extrativista Jaci-Paraná, em Buritis, interior do estado, região onde são comuns os conflitos agrários.

Ele explicou que o conflito poderá ser deflagrado em virtude de uma ação de reintegração de posse que pode deixar 1.500 famílias sem terras e sem tudo o que construíram ao longo de anos.

Segundo Acir Gurgacz, a reintegração é em favor do próprio estado de Rondônia, porque, de acordo com o zoneamento ecológico-econômico atualizado, a área do assentamento Minas Novas está dentro de uma área de proteção integral de uma reserva extrativista.

Ele explicou que algumas pessoas estão ilegalmente na região e não se enquadram como pequenos produtores nem como extrativistas e, por conta desses poucos, os que são extrativistas e pequenos produtores estão perdendo o direito à posse da terra.

- O meu alerta é no sentido de que o Ministério Público, o governo do estado, o governo federal e as forças policiais entrem num acordo para encontrar uma saída pacífica para esse conflito. Que façam uma mudança de reserva, mas não tirem essas famílias de onde já estão há muitos e muitos anos trabalhando. Não há conflitos entre os moradores. O conflito é entre o governo e as famílias - disse.

Acir Gurgacz também defendeu a união de políticos, governo e sociedade local para melhorar a qualidade de vida na capital do estado, Porto Velho. Ele disse que o município perdeu, em 2012, três posições no ranking nacional do PIB dos municípios e não está entre os 100 melhores no PIB per capita.

- Quando olhamos para o índice de desenvolvimento humano, o IDH, Porto Velho está na posição de número 876 na classificação das cidades brasileiras, ou seja, precisamos melhorar muito os indicadores da qualidade de vida na nossa capital - afirmou o senador.



http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2014/12/22/acir-gurgacz-defende-permanencia-de-agricultores-em-reserva-extrativista-em-ro
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jaci Paraná
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.