Ações conjuntas fortalecerão Plano Nacional de Combate aos Incêndios Florestais

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 11/08/2008
Firmar parcerias com forças armadas, corpo de bombeiros e outros ministérios para o combate aos incêndios florestais reforçando, com isso, o Plano Nacional de Combate aos Incêndios Florestais. Esta foi uma das propostas apresentadas pelo ministro do Meio Ambiente durante solenidade de abertura da Reunião Técnica dos Coordenadores Estaduais do Prevfogo na manhã desta segunda-feira (11), no auditório do Ibama. O evento reúne mais de 20 coordenadores estaduais do Prevfogo.

Os presidentes do Instituto Chico Mendes Rômulo Mello e do Ibama Roberto Messias Franco reiteraram a continuidade das ações implementadas para evitar que incêndios ocorram dentro e fora das unidades de conservação. "Todas as ações de proteção contra incêndios que vêm sendo implementadas dentro das Unidades de Conservação continuam e a partir de 2009 ganharão reforço no ICMBio", afirmou Rômulo Mello.

"O que garante uma unidade de conservação protegida é a sua estruturação. E o que pode auxiliar o trabalho do Prevfogo são as parcerias. Neste sentido estamos trabalhando para que se cumpra o decreto que criou a figura dos guarda-parques, que serão mais um reforço nas ações", afirmou Minc referindo-se aos termos de cooperação que serão assinados nos próximos meses com diversas entidades reforçando a proteção das unidades de conservação. Entre elas estão forças armadas, Corpo de Bombeiros, batalhões ambientais e florestais nos estados.

Minc reforçou ainda que estará levando para reuniões com o Ministério da Agricultura a importância do cumprimento das normas que proíbem as queimadas nos períodos de estiagem. "O Prevfogo tem sido importante na proposição de alternativas ao uso do fogo, qualificando comunidades para o uso adequado", afirmou Minc. Incêndios em rodovias federais e estaduais, segundo ele, merecem apoio e sensibilização de órgãos como o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) e os Departamentos de Estradas e Rodagem (DER).

Na ocasião Minc aproveitou para falar sobre a licença a ser concedida para os empreendedores das hidrelétricas do Madeira, que garantirá investimentos nos parques nacionais do Mapinguari e Jaú, ambos do Amazonas. "Este empreendimento terá que garantir a manutenção e custeio destas UCs, além de duas reservas indígenas, do Batalhão Florestal e do Corpo de Bombeiros de Rondônia", afirmou Minc.

O coordenador Nacional do Prevfogo, Elmo Monteiro apresentou o centro especializado e os programas e projetos implementados ao longo de sua história. Celso Schenkel, coordenador da Unesco no Brasil, frisou que nos próximos três anos outros sítios do patrimônio natural serão incluídos no programa firmado em parceria com o Prevfogo. "Queremos treinar mais moradores do entorno das UCs para que façam o uso controlado do fogo", explicou Schenkel.

O diretor do Programa Amazônia sem Fogo, da Embaixada Italiana, Roberto Bianchi, destacou o papel do centro no processo de redução gradativa do uso do fogo no meio agrícola. "Espero que haja ampliação desta ação, inclusive para outros países sul-americanos que fazem interface com a Amazônia", destacou Bianchi.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jaru
  • TI Karipuna
  • TI Karitiana
  • UC Mapinguari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.