Acordo limita vagas no paraíso da Ilha Grande

O Globo, Rio, p. 34 - 14/12/2006
Acordo limita vagas no paraíso da Ilha Grande
Só 560 pessoas poderão acampar na praia do Aventureiro a partir de 26 de dezembro

Dicler Simões e Paulo Roberto Araújo

Um santuário ecológico da Ilha Grande, a Praia do Aventureiro, terá o acesso controlado.
A decisão foi tomada após uma longa negociação, que terminou anteontem à noite e envolveu vários órgãos da prefeitura de Angra dos Reis, do governo estadual e o Ministério Público. Para proteger o meio ambiente, agredido pelo excesso de visitantes, principalmente no reveillon e no carnaval, somente 560 pessoas poderão acampar na praia a partir do dia 26. Para chegar ao local, os turistas terão que usar uma pulseira colorida personalizada, que indicará o período de permanência, o camping de destino e o nome da lancha que o transportará até a praia.

O controle de acesso será posto em prática a partir do dia 26 porque a Ilha Grande recebe muitos turistas no reveillon. A fiscalização será feita por fiscais da Prefeitura de Angra dos Reis, da Feema e do Batalhão Florestal da PM, com apoio da Associação de Moradores do Aventureiro, da Capitania dos Portos e do Instituto Estadual de Florestas, que administra o Parque Estadual da Ilha Grande.

Caiçaras terão normas para explorar o turismo
O presidente da Companhia de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), Manoel Francisco de Oliveira, disse que o acordo garante a permanência de 83 caiçaras (descendentes de índios), divididos em 23 famílias, que vinham explorando o turismo desordenadamente como meio de sobrevivência. Eles foram instruídos a adotar normas para evitar a degradação do meio ambiente.

Cada uma das 18 casas de nativos, indicadas à Feema pela Associação de Moradores, poderá receber turistas e criar campings em seus quintais para até 15 pessoas, desde que tenha um sanitário com banheiro e sistema para impedir que o esgoto vá para o mar. Para chegar ao Aventureiro, o turista terá que passar, ainda no continente, pelo Centro de Informações Turísticas de Angra, na Praia do Anil, onde será cadastrado e receberá a pulseira personalizada. As normas atingem até mesmo os parentes dos nativos.

- O controle de acesso à Praia do Aventureiro é uma experiência que marca o início do controle total sobre o acesso à Ilha Grande, que precisa ser preservada - explicou Manoel Francisco, acrescentando que a Ilha Grande recebeu 20 mil turistas no carnaval passado, embora tenha capacidade para, no máximo, 15 mil.

A secretária municipal de Meio Ambiente de Angra dos Reis, Elizabeth Brito, disse que seus agentes vão atuar durante todo o verão no Aventureiro para impedir o comércio ilegal; fiscalizar o funcionamento regular das instalações sanitárias dos campings; e impedir a entrada de visitantes sem permissão:

- Nas demais praias da Ilha Grande, prevalecem as normas da operação Angra Legal, que proíbem campings ilegais e qualquer tipo de agressão ao meio ambiente - alertou.
A Praia do Aventureiro tem 600 metros de extensão e fica nos limites da Reserva Estadual da Praia do Sul. Suas águas são transparentes, verdes e mornas.

O local começou a receber visitantes há 15 anos. Os turistas podem obter mais informações sobre as normas de acesso à Ilha Grande através dos telefones (24) 3367-7826 ou 3369-7704, ou no site www.angra.rj.gov.br.

O Globo, 14/12/2006, Rio, p. 34
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PES)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.