Acusados de homicídio são presos no Maranhão

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 16/03/2016
Eles teriam ordenado a morte de conselheiro da Reserva do Gurupi


Nesta terça (15), a Polícia Federal no Estado do Maranhão deflagrou a Operação Jaguaribe para prender pessoas investigadas por participação no homicídio do ambientalista Raimundo dos Santos Rodrigues e na tentativa de homicídio contra sua esposa, Maria da Conceição Chaves Lima, crimes ocorridos em 25 de agosto de 2015.

Raimundo e Maria viviam no Povoado Rio das Onças, no município de Bom Jardim, e eram conselheiros consultivos da Reserva Biológica do Gurupi (MA), onde auxiliavam no efetivo cumprimento dos objetivos de criação e implementação do plano de manejo da unidade de conservação, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

"Raimundo era uma pessoa que nunca quis e nunca buscou o individualismo. Ele buscava o bem da coletividade. A equipe da Unidade esperava por esta resposta. Precisávamos resgatar a moralidade e o valor da vida humana", declara o chefe da Reserva Biológica do Gurupi, Evane Lisboa.

"Os crimes ambientais e contra os defensores da natureza não podem continuar acontecendo", destaca o presidente do ICMBio, Cláudio Maretti. "As quadrilhas de madeireiros que atuam na região ameaçam os gestores da unidade de conservação, os conselheiros e todos os moradores. Com estas prisões, acreditamos que a situação vai melhorar. Mas, as ações de fiscalização vão continuar", conclui o presidente.

Notícias relacionadas:
ICMBio debate crimes ambientais em Gurupi
ICMBio articula combate a crimes em Gurupi

Conforme constam das investigações, os crimes seriam decorrentes de conflitos agrários na região de Buriticupu (MA), envolvendo madeireiros, fazendeiros, sem-terra e ambientalistas. Os investigados que tiveram suas prisões decretadas são fazendeiros na região de Imperatriz e Buriticupu.

"Consideramos muito importante a união das instituições, Polícia Federal, ICMBio, Ibama, Ministério Público e Justiça Federal. Foi o que proporcionou as condições para que o Estado retomasse aquela área. Essa é a grande vitória desta operação", avalia o superintendente da Polícia Federal no Maranhão, Alexandre Saraiva. "Vamos permanecer na região pelo tempo que for necessário para acabar com esta quadrilha que atua em outros estados, também. Ainda temos muito trabalho a fazer", destaca Saraiva.


Sobre a Reserva Biológica do Gurupi

É uma Unidade de Conservação de proteção integral com uma área de 341 mil hectares, abrangendo os seguintes municípios do estado do Maranhão: Bom jardim, Centro Novo do Maranhão, São João do Carú. O principal objetivo da reserva é preservar uma das últimas porções de Floresta Amazônica existente no Maranhão.

Neste contexto, foi executado o projeto de pesquisa: Inventário da Avifauna e Mastofauna com subsídios ao diagnóstico ecológico para o Plano de Manejo da REBIO do Gurupi. Já foram identificadas cerca de 226 espécies de aves e 54 espécies de mamíferos, algumas delas estão na lista de espécies ameaçadas de extinção do MMA, por exemplo: mutum-de-penacho, ararajuba, gato-do-mato-pequeno, suçuarana e onça-pintada.


http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/7777-acusados-de-homicidio-foram-presos-no-maranhao.html
Questão Agrária/Fundiária

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Gurupi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.