Adriano publica vídeo pela recriação de Parque Serra de Ricardo Franco

RD News - http://www.rdnews.com.br/ - 21/04/2017
O deputado estadual Adriano Silva (PSB) publicou um vídeo em seu perfil no Facebook onde defende que a aprovação do projeto de decreto legislativo 02/2017 de sua autoria, que suspende os efeitos do Decreto Governamental de 1997 que instituiu a Unidade de Conservação Parque Serra de Ricardo Franco, não trata meramente de extinção do parque, mas sim de recriação. "Ou seja, queremos atualizá-lo aos novos tempos. A participação nas discussões do Ministério Público do Estado de Mato Grosso e de organizações não governamentais e de interesse ambiental é fundamental".

No vídeo, o parlamentar afirma que o parque, localizado em Vila Bela da Santíssima Trindade, na região Oeste de Mato Grosso, "infelizmente foi concebido apenas para inglês ver". "Aliás, seria muito bom se inglês, português, norte-americano, o brasileiro e até o próprio povo do Estado de Mato Grosso visse bem de perto o quanto é bela aquela região", completa.

Nesta linha, diz que se o turismo fosse explorado dessa forma, geraria emprego e renda para a cidade, além de desenvolvimento social e econômico de maneira sustentável para toda a região. "Mas, não é isso que acontece hoje. Não há um projeto de manejo para o local. Aliás, infelizmente nem mesmo as famílias que lá estavam na época da criação, numa área de mais de 158 mil hectares, foram indenizadas. Não há qualquer fiscalização, controle ou monitoramento do espaço. Prova disso que, depois de duas décadas muitas outras famílias de apropriaram indevidamente de uma área que pertence ao povo de Mato Grosso", critica.

Por fim, enfatiza que "estamos abertos para construir um projeto junto com a sociedade mato-grossense". Na legenda da publicação, o deputado propõe que o vídeo provoque reflexão sobre a recriação do parque.

Embate com MP

Um dia após a votação, o procurador de Justiça Luiz Alberto Esteves Scaloppe afirmou que adotará todas as medidas cabíveis para evitar a extinção do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco. "É lamentável que um deputado e professor de Direito apresente uma proposta totalmente contrária ao princípio constitucional do Não Retrocesso Ambiental. Além de decepcionado, suspeito que a atitude desse parlamentar tenha um viés totalmente político, onde uma minoria será beneficiada em detrimento de todo o Estado", criticou.



http://www.rdnews.com.br/legislativo/adriano-publica-video-pela-recriacao-de-parque-serra-de-ricardo-franco/83947
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra Ricardo Franco
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.