Afiliados do WWF-Brasil ajudam na sinalização da maior trilha urbana do mundo

WWF - http://www.wwf.org.br - 27/10/2015
No último sábado, dia 24, aconteceu no Rio de Janeiro o 2o Grande Mutirão da Trilha Transcarioca mobilizando 200 pessoas, entre afiliados, voluntários e monitores ambientais, para sinalização e limpeza de trilhas que atravessam o município do Rio de Janeiro inteiro, desde a Ponta do Picão, em Barra de Guaratiba, até a Urca, ao pé do Pão de Açúcar, sendo a maior trilha urbana do mundo.

A atividade passou por seis unidades de conservação e diversas atrações turísticas, como o Pico da Pedra Branca, ponto mais alto da cidade, a Mesa do Imperador, o Palácio do Marquês de São Vicente, o Parque Natural Municipal de Grumari, o Monumento Natural do Pão de Açucar e o Parque Nacional da Tijuca, percorrendo parte dos 170 quilômetros totais.

O grupo fez a sinalização de forma rústica com materiais de uso comum, como tinta e buchas de esponja, seguindo padrões já utilizados em trilhas de longo percurso no mundo inteiro. (Acesse aqui e veja o manual prático de sinalização de trilhas)

Esta ação faz parte do projeto Caminho da Mata Atlântica que visa integrar áreas protegidas existentes a partir de uma trilha de longo curso. Ao todo são mais de 2 mil km de trilhas, que perpassam quatro estados - Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro - e sessenta e seis unidades de conservação. A primeira experiência é na Mata Atlântica e conta com o movimento social para trazer o bioma para a vida das pessoas e as pessoas para o coração da Mata.

Segundo Anna Carolina Lobo, coordenadora do Programa Mata Atlântica e Marinho do WWF-Brasil, "atividades como essa são fundamentais para o engajamento da sociedade na agenda de áreas protegidas, além de incentivar o ecoturismo, fortalecer o estabelecimento de parcerias para os parques e promover a educação ambiental".

A expectativa é que a Trilha Transcarioca esteja totalmente implementada até 2016, ocasião dos Jogos Olímpicos, o que irá valorizar as unidades de conservação do Mosaico Carioca, proporcionando a geração de renda para as comunidades do entorno.

A Trilha Transcarioca foi inicialmente idealizada por Pedro da Cunha e Menezes, em seu livro Transcarioca: todos os passos de um sonho. Já sua implementação foi uma iniciativa do Mosaico Carioca de Áreas Protegidas, criado oficialmente pelo Ministério do Meio Ambiente em julho de 2011, e conta com o apoio do WWF-Brasil e outras organizações de conservação públicas e privadas.

Veja como foi a experiência dos afiliados: https://youtu.be/hyoc87lBptg



http://www.wwf.org.br/informacoes/noticias_meio_ambiente_e_natureza/?48622
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tijuca
  • UC Carioca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.