Alcatraz: beleza e diversidade que pedem proteção

O eco - http://www.oeco.com.br - 01/08/2012
Um golfinho-pintado-do-atlântico (Stenella frontalis) parte de um grupo com pelo menos 40 indivíduos, acompanhando nossa embarcação em uma visita feita ao Arquipélago dos Alcatrazes no final de junho. As pintas características da espécie surgem com a idade, e não existem nos golfinhos jovens.

O Arquipélago dos Alcatrazes, no litoral norte de São Paulo, inclui ilhas com espécies endêmicas (incluindo anfíbios e serpentes), ninhais de aves marinhas (incluindo a maior colônia de fragatas do Atlântico sul) e uma área marinha onde vivem meros, raias-manta, baleias e golfinhos. Trata-se de um local prioritário para a conservação, hoje apenas parcialmente protegido por uma estação ecológica.

A Marinha do Brasil usa a área para exercícios de tiro. Após anos de disputas com conservacionistas, chegou-se a um acordo para a criação de um parque nacional abrangendo a área, iniciativa que conta com o apoio das prefeituras locais e do governo estadual e viabilizaria o turismo controlado no arquipélago.

A expectativa era que o decreto de criação do parque fosse assinado pela presidente Dilma Rousseff durante a Rio+20, o que não aconteceu -- mais uma decepção de um evento fraco. Espera-se que o parque seja criado ainda este ano, mas não há previsão confiável.

Se você deseja apoiar a iniciativa de criação do parque nacional acesse http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSignatarios.aspx?page&sr=1461&pi=PARNAMAR para conhecer o abaixo-assinado a esse respeito.



http://www.oeco.com.br/olhar-naturalista/26301-um-golfinho-pintado-do-atlantico?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+siteoeco+%28O+Eco%29
Biodiversidade:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Arquipélago de Alcatrazes
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.