Amazonense publica livro sobre reservas ambientais da Amazônia

Portal Amazônia - http://www.portalamazonia.com.br - 22/01/2013
A relação das reservas da Amazônia foram desvendadas pela professora Kátia Helena Schweikcard. O material é resultado da tese de doutorado para o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ). A pesquisa deu origem ao livro intitulado "Faces do Estado na Amazônia - entre as curvas do Rio Juruá".

A Reserva Extrativista (Resex), do Médio Juruá, e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS), Uacari foram as áreas estudadas. A publicação contou com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio a Publicações Científicas (Biblos).

O livro traz em suas páginas as impressões da autora sobre esse processo de organização social. De acordo com a professora, o livro começa abordando as lideranças que foram importantes para a criação dos dois territórios. Originalmente, as localidades eram ligados a um movimento da igreja católica muito importante na região denominado de Movimento de Educação de Base (MEB). A autora aproveita para traçar os caminhos percorridos de desenvolvimento dos habitantes e as relações do Estado com aquela terra até os dias de hoje.

Schweickardt também evidenciou os motivos pelos quais foram criadas duas Unidades de Conservação com modalidades diferentes, estatutos diferentes e com o mesmo tipo de organização social para uma única população. "Se utilizássemos uma imagem de satélite, não encontraríamos a diferença entre um lado e outro do rio. Então fiquei pensando porque ali foram criadas duas Unidades de Preservação", comentou.
A publicação já está à venda no site da editora Annablume. De acordo com a autora, em breve o produto poderá ser encontrado em todas as livrarias.

Autora

Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt é doutora em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Sociologia e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e em Ciências Sociais também pela Ufam. Atualmente, Schweickardt é professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Ufam e é titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmas) com experiência na elaboração de projetos socioambientais ligados à reforma agrária e com pesquisas nas áreas agrária e ambiental na Amazônia.



http://www.portalamazonia.com.br/cultura/variedades/professora-amazonense-publica-livro-sobre-reservas-ambientais-da-amazonia/
Produção Cultural:Literatura

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Médio Juruá
  • UC Uacari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.