Ambientalistas e funcionários do Ibama pedem proteção ao estado

O Globo, Rio, p.15 - 25/02/2005
Ambientalistas e funcionários do Ibama pedem proteção ao estado

Ambientalistas que participaram de uma reunião na tarde de ontem com o secretário de Segurança, Marcelo Itagiba, saíram decepcionados do encontro. Eles foram pedir proteção para ambientalistas e funcionários do Ibama que atuam na área da Reserva Biológica do Tinguá, em Nova Iguaçu, mas disseram que só conseguiram ouvir do secretário que o assunto é muito complexo e precisa ser estudado.

Ao todo, segundo o grupo, dez pessoas estão vivendo sob ameaça de morte: seis ambientalistas e quatro funcionários do Ibama. Itagiba, ainda segundo os ambientalistas, pediu que as informações passadas sejam formalizadas num documento.

— Ficamos insatisfeitos e estamos muito preocupados com as dificuldades demonstradas pelo secretário de Segurança aos pedidos que fizemos. Queríamos ações imediatas da secretaria para garantir a vida e o trabalho dos ambientalistas e não foi isso que aconteceu — disse Sérgio Ricardo de Lima, membro do Grupo de Defesa da Natureza (GDN).

O encontro entre os ambientalistas e Itagiba durou pouco mais de uma hora e aconteceu no gabinete do secretário, no prédio da Central. A secretaria informou que Itagiba pediu aos ambientalistas um relatório, o mais rápido possível, com todas as informações disponíveis para que, com base no documento, seja imediatamente instaurado um inquérito policial, para apurar todos os casos de ameaça”. Itagiba teria oferecido a ajuda do Batalhão Florestal da PM e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente para atuarem na área da reserva.

Pedida repressão à caça e à ação dos palmiteiros


Os ambientalistas pediram ao secretário de Segurança uma operação nos sete municípios que fazem divisa com a Reserva do Tinguá, para que sejam reprimidas a extração de palmito, a caça, a extração ilegal de areia e a especulação imobiliária.

— No Tinguá, existem dezenas de condomínios ilegais. São construções que ajudam a devastar o meio ambiente — afirmou Sérgio Ricardo.

Ministério da Justiça será acionado para ajudar

Os ambientalistas informaram que vão encaminhar também pedidos formais ao Ministério da Justiça para auxiliar no combate às quadrilhas que atuam na região.

— Há sete anos sofremos ameaças constantes dos invasores e tudo isto era de conhecimento das autoridades estaduais e federais — denunciou Sérgio Ricardo.

Segundo explicou o secretário Marcelo Itagiba aos ambientalistas, para que seja realizada na Reserva Biológica do Tinguá uma ação conjunta de varredura com as forças federais, é necessário que o governo federal solicite ajuda oficialmente. Ainda de acordo com Itagiba, por se tratar de área cuja fiscalização e policiamento são de competência federal, as forças estaduais estão prontas para prestar todo o auxílio ao Governo federal pelo tempo que for necessário”.



— Pensamos que as ações poderiam começar imediatamente, mas infelizmente existe uma questão política que vai burocratizar o trabalho das autoridades — disse Sérgio Ricardo.

O Globo, 25/02/2005, Rio, p.15
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tinguá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.