Ameaçados de despejo, indígenas ocupam Pico do Jaraguá

Portal Vermelho vermelho.org.br - 15/09/2017
Os índios guaranis que protestam desde quarta-feira (13) contra a anulação da demarcação da terra indígena do Parque Jaraguá, em São Paulo, ocuparam a área onde ficam antenas de TV e telefonia celular. Os indígenas cobram a abertura de negociação com o governador Geraldo Alckmin, a quem responsabilizam pela anulação da demarcação da Terra Indígena Guarani, naquela área a noroeste da capital. Os cerca de 100 manifestantes que ocupam o local chegaram a ameaçar desligar os sistemas de transmissões se não forem atendidos.

Os serviços das antenas são compartilhados por três emissoras de TV - Globo, Bandeirantes e Cultura - e atendem também rede de trens da CPTM.

Na noite desta quinta-feira (14), os indígenas se reuniram local e realizaram cerimônia de dança de defesa de seu território. Estão pintados, indicando estado de alerta. O local estava acompanhado de várias viaturas da Polícia Militar, era sobrevoado por helicóptero.

Já passava de zero hora desta sexta quando o deputado estadual Alencar Santana, líder do PT na Assembleia Legislativa, informou ter conversado com o comando da operação da PM e ouvido que a corporação apenas acompanharia o protesto é não faria nenhuma intervenção durante a noite.

A comunidade indígena Guarani tenta há cerca de 20 dias ser recebida pelo governo do estado para que a situação - que já caminhava para uma outra etapa após o reconhecimento da Terra Indígena - não volte a ser transformada em conflito de forma mais aguda.

A ocupação desta semana é resultado de um sentimento de "desconfiança" em relação à forma infrutífera com que vinha vinha sendo tratado seu pleito.

Nas últimas horas, a negociação envolveu a Assembleia Legislativa e integrantes do Parlamento acreditam em possibilidade de diálogo entre os Guarani e o governo Alckmin intermediado pelo Parlamento.



http://www.vermelho.org.br/noticia/301963-1
PIB:Sul

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jaraguá (PES)
  • TI Jaraguá
  • TI Jaraguá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.