Ampliação de parque nacional ameaça incremento na exploração de gás no país

FSP, Dinheiro, p. B8 - 30/05/2006
Ampliação de parque nacional ameaça incremento na exploração de gás no país

Pedro Soares
Antonio Gois
Da sucursal do Rio

Tida como prioritária pela Petrobras como alternativa à importação de gás da Bolívia, a exploração de gás no norte da bacia do Espírito Santo tem seu potencial de produção ameaçado pela ampliação do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo, Júlio Bueno.
Com a crise detonada pela nacionalização do gás na Bolívia, a Petrobras decidiu aumentar seus investimentos na bacia do Espírito Santo, onde se espera uma produção de 16,7 milhões de metros cúbicos a partir de 2008. Por decisão do Ibama, Abrolhos teve sua extensão ampliada de 2.000 km quadrados para 10 mil km quadrados.
Segundo Bueno, as áreas dos campos de Peroá e Cangoá, Golfinho 1 e Golfinho 2, as mais importantes para o aumento da produção de gás no país, ainda não serão afetadas pela ampliação de Abrolhos. Ele disse, porém, que o potencial de exploração futuro de gás está sob risco.
Ao menos uma empresa já foi afetada: uma área exploratória arrematada pela companhia New Field (onde ainda não havia sido feita descoberta de gás) teve de ser devolvida à ANP (Agência Nacional do Petróleo).
Em 2004, a ANP excluiu áreas da 6ª Rodada de Licitações por determinação do Ibama em razão do temor de que a atividade petrolífera colocasse o parque marinho e sua biodiversidade em risco.
O ambientalista Paulo Gustavo Prado, da Conservação Internacional, disse que a decisão de retirar algumas áreas de exploração levou em conta a biodiversidade das espécies da região e o fato de o local ser um depositário -onde ocorre a reprodução marinha.

FSP, 30/05/2006, Dinheiro, p. B8
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho dos Abrolhos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.