Ampliação garante título de Patrimônio Mundial à Chapada dos Veadeiros

O Globo - http://oglobo.globo.com/ - 06/07/2017
Parque corria risco de ser incluído em lista de propriedades em perigo



O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros passou pela sabatina de observadores internacionais e escapou de ser incluído na Lista de Patrimônios Mundiais em Perigo. Em decisão tomada nesta quarta-feira, em Cracóvia, na Polônia, o Comitê do Patrimônio Mundial reconheceu os esforços do país na proteção da Unidade de Conservação, que foi ampliada no mês passado de 65 mil hectares para 240 mil hectares.

- Graças ao fundamental processo de ampliação dessa unidade de conservação, conseguimos o reconhecimento do Comitê do Patrimônio Mundial - comemorou Cláudio Maretti, diretor do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco em 2001, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros correu sérios riscos de ser incluído na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo. O esboço da decisão reconhecia que o "valor universal excepcional da propriedade continua bem preservado e que outras áreas protegidas, particularmente a Área de Proteção Ambiental de Pouso Alto, fornecem alguma proteção legal", mas considerava que "o regime de proteção do sítio parece ser significativamente mais baixo do regime que deveria ser fornecido a um Parque Nacional" e determinava a inscrição na lista.

"Apesar dos repetidos pedidos, a expansão do Parque Nacional ainda não foi acordado entre todas as partes e, dessa forma, áreas significativas da Chapada dos Veadeiros continuam não sendo beneficiadas do status de Parque Nacional desde 2003", dizia o esboço da decisão.

O pedido para expansão do parque foi feito pelo Comitê do Patrimônio Mundial em 2013, e reiterado em 2015 e 2016. Mas o governo brasileiro conseguiu cumprir a exigência a tempo da reunião do comitê, por meio de decreto presidencial firmado no dia 5 de junho.

A inscrição de uma propriedade na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo permite que o comitê aloque recursos assistenciais imediatamente em projetos de proteção, além de sinalizar para a comunidade internacional a necessidade de conservação desses locais. Países com poucos recursos avaliam a inscrição como uma oportunidade para obtenção de apoio e fundos internacionais, mas ela também representa o fracasso do país na manutenção de seus tesouros naturais e culturais.

Uma propriedade só perde o título de Patrimônio Mundial se perder as características que determinaram a sua inclusão. Desde 1972, a medida foi aplicada apenas duas vezes: o Santuário do Órix da Arábia, em Omã, que teve sua área protegida reduzida em 90%; e o Vale do Rio Elba, na Alemanha, que perdeu o título após a construção de uma ponte.

CENTRO HISTÓRICO DE VIENA EM PERIGO

Na sessão deste ano, que acontece até o próximo dia 12, o Comitê do Patrimônio Mundial decidiu incluir o Centro Histórico de Viena na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo por causa da construção de arranha-céus no centro da capital austríaca. O edifício em questão é do Hotel Intercontinental Viena, com 75 metros de altura, que produz "impacto visual negativo e inapropriado" à paisagem.

O Comitê também decidiu pela retirada do Parque Nacional do Simien, na Etiópia, e do Parque Nacional de Comoé, na Costa do Marfim, da Lista do Patrimônio Mundial em Perigo, reconhecendo os esforços dos dois governos na melhoria do gerenciamento e da proteção das propriedades.



https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/ampliacao-garante-titulo-de-patrimonio-mundial-chapada-dos-veadeiros-21559604
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.