Angra vai fazer plantio de 2 milhões de mudas

O Globo, Rio, p. 20 - 13/05/2007
Angra vai fazer plantio de 2 milhões de mudas
Maior parte de espécies da Mata Atlântica vai cobrir áreas devastadas da Ilha Grande, reduto ecológico da região

Paulo Roberto Araújo

O projeto do governador Sérgio Cabral ainda aguarda aprovação, em regime de urgência, na Assembléia Legislativa. Mas Angra dos Reis decidiu sair na frente para conseguir, no futuro, mais recursos através do ICMS Verde, que já é adotado em 12 estados e vai melhorar a arrecadação dos municípios que apresentarem bons índices ambientais. Vai começar na Ilha Grande, paraíso ambiental da Costa Verde, o programa de reflorestamento que pretende cobrir com milhões de árvores as áreas que foram degradadas nos últimos anos.

A campanha acontecerá de 15 a 23 de junho, quando será realizado o 11o Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande.

Com paisagens fascinantes, a Ilha Grande tem 86 praias, enseadas, rios, lagoas, cachoeiras, montanhas e picos, espalhados por 193 quilômetros quadrados e protegidos por dois parques estaduais. A Mata Atlântica ocupa 80% do território da ilha, mas, apesar da vigilância, muitas áreas foram devastadas para dar lugar a pequenas lavouras e construções irregulares.

A campanha de reflorestamento também será levada ao continente.

- Vamos usar a música para conscientizar moradores, turistas e hoteleiros sobre a necessidade de preservar este santuário ecológico que sofre com a superlotação - disse o Secretário municipal de Cultura, Marcus Venissius Barbosa.

Serão plantados dois milhões de mudas de espécies típicas da Mata Atlântica em Angra dos Reis, sendo que 70% das delas na Ilha Grande: - Angra dos Reis poderá em breve ocupar o primeiro lugar do estado em cobertura florestal de Mata Atlântica - prevê a secretária de Meio Ambiente, Elizabeth Brito.

O meio ambiente será um dos temas principais do Festival de Música e Ecologia. Estão programados shows, que começam no dia 15, de Zélia Duncan, Cláudio Zoli, Faixa Etária, Léo Maia, Paulo Moska e Zeca Baleiro. O regulamento do festival está nos sites www.angra.rjr o.br e www.festivaisdobrasil.com.br.

O Globo, 13/05/2007, Rio, p. 20
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PES)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.