Antes da soltura, aves passam por adaptação na Serra do Araripe

G1 - http://g1.globo.com/ - 02/06/2014
Cerca de 40 papagaios que eram criados em cativeiro e que foram apreendidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estão em um viveiro na Floresta Nacional Araripe-Apodi, em Exu, no Sertão pernambucano. As aves estão em um período de ambientação para a soltura após uma média de 30 dias.

A ação faz parte do 'Papagaios da Caatinga', um projeto que envolve o Ministério Público de Pernambuco, o Ibama, Polícia Militar e a Prefeitura de Exu, e trabalha com animais apreendidos do comércio ilegal.

O coordenador do projeto e biólogo, Yuri Valença, explica que o período no viveiro é a parte principal antes da soltura dos papagaios. "É um momento de ambientação dos animais para o ambiente que eles terão que viver. Para a sobrevivência deles é importante que a solutura acontecça gratavivamente, senão, eles se perderiam e não iam encontrar alimentos", revela.

O biólogo conta como acontece a adaptação das aves. "Vamos substituindo o alimento por um alimento natural, vamos diminuindo essa alimentação. Assim esses animais têm a probabilidade de sobreviver. Os adaptados já conseguem identificar onde tem o alimento", conta.

A Serra do Araripe foi escolhida para abrigar as aves por conta de vários fatores. "O fácil acesso à alimentação, disponibilidade de água e conscientização ambiental da população. A serra já foi conhecida por ter muitos papagaios e eles foram extintos pela exploração de monocultura", explica.

Através do projeto, cerca de 90 animais já foram soltos na floresta do Araripe.



http://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/noticia/2014/06/antes-da-soltura-aves-passam-por-adaptacao-na-serra-do-araripe.html
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Araripe-Apodi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.