Aos 28 anos, APA de Guapimirim fará ato pela paz e fartura

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 20/09/2012
A Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim, localizada no Rio de Janeiro e gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), completará 28 anos na próxima terça (25). Em comemoração à data, serão realizados vários eventos na sede da APA, no município de Guapimirim, no sábado (29).

Os festejos começam com um café da manhã, seguido de passeio com os pescadores e visitantes, que descerão o rio até a Baía da Guanabara onde haverá um abraço simbólico próximo a um curral de pesca (tipo de armadilha). O ato representará um pedido de paz e fartura para a baìa, cartão postal e berçário de vida silvestre do Rio de Janeiro, que sofre pressões por todos os lados.

Está programado ainda o plantio de mudas nativas às margens do rio Guapimirim por voluntários e parceiros locais. No encerramento, haverá apresentação de música pela comunidade local. Além disso, serão distribuídos bonés, camisetas e mudas de árvores aos participantes.

O evento é uma realização do ICMBio por meio da APA de Guapimirim e a Estação Ecológica de Guanabara, com o apoio da SOS Mata Atlântica, da Cooperativa Manguezal Fluminense e do Instituto Nacional de Tecnologia e Uso Sustentável (innatus).

A APA de Guapimirim

Criada pelo decreto 90.225, de 25 de setembro de 1984, a APA possui uma extensão de 13.926 hectares. É a maior área de manguezal preservada do estado do Rio de Janeiro. Fica localizada no fundo da Baia de Guanabara e abrange os municípios de São Gonçalo, Itaborai, Guapimirim e Magé.

Os manguezais protegidos pela APA são praticamente os últimos da orla da Baia de Guanabara. A unidade abrange ainda regiões ocupadas por atividades agrícolas e zonas urbanas, compostas por pequenos núcleos de pescadores, agricultores e população de baixa renda.

Serviço:

Evento de comemoração dos 28 anos da APA de Guapimirim
29 de setembro de 2012 - 9h
Local: Sede APA Guapimirim - BR 493, Km 12,8 (Próximo a ponte sobre o rio Guapi).
Haverá transporte disponível a partir de vários pontos.
Pede-se aos participantes usar trajes adequados para plantio - calça comprida, calçado fechado, chapéu e protetor solar).
Mais informações: (21) 2633-0079 ou parceiros.apa.guapimirim@icmbio.gov.br



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3326-aos-28-anos-reserva-no-rio-fara-ato-pela-paz-e-fartura.html
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Guapimirim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.