Apa Araripe e Ong Aquasis lançam Plano de Manejo do Soldadinho do Araripe

Ibama/CE - 09/03/2007
Fortaleza (09/03/07) - O Ibama por meio da Área de Proteção Ambiental Chapada do Araripe em Crato/CE e a Organização Não Governamental Aquasis, objetivando a integração das ações em prol da conservação do pássaro cearense mais ameaçado de extinção global, um símbolo para a conservação das encostas da Chapada do Araripe, realizam no dia 15 de março próxmo, às 8h, no auditório do SESC em Crato, o lançamento do Plano de Conservação do Soldadinho-do-Araripe.

O soldadinho-do-Araripe é a única ave endêmica (exclusiva) do Ceará, sendo considerada uma das cinco espécies da fauna cearense mais ameaçada de extinção global na lista oficial brasileira de 2003 (MMA/Ibama), onde é classificada como "Criticamente Em Perigo", recebendo o status pela União Internacional para a Conservação da Natureza (Bird Life International 2004), em sua lista de espécies globalmente ameaçadas. Além disso, apresenta uma dependência das fontes de água da Chapada do Araripe, um recurso natural valioso e ameaçado, do qual também depende a qualidade de vida das pessoas.

O futuro do soldadinho-do-araripe e do seu habitat passa pelo desejo da sociedade em conservá-lo e, para tanto, é necessário um Plano de Conservação para a espécie, integrado com o manejo das unidades de conservação relacionadas com sua sobrevivência, a APA Chapada do Araripe e a Flona Araripe.

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Araripe-Apodi
  • UC Chapada do Araripe
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.