APA Baleia Franca ajudou na remoção de uma baleia encalhada em Itapirubá

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 24/09/2009
A Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca ajudou na remoção de uma baleia-de-bryde encontrada morta no dia 6 de setembro, em Itapirubá, em Santa Catarina. Técnicos da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca articularam-se com diversas instituições do poder público, sociedade civil e empresas a fim de retirar a carcaça do animal. Após inúmeras dificuldades, em virtude do porte da espécie, a carcaça foi dividida e enterrada próxima ao local do encalhe.

Desafios - A carcaça causou incômodo à comunidade por causa do mau cheiro. Para evitar problemas de saúde à população, a Vigilância Sanitária colocou uma placa para que comunitários não se aproximassem da carcaça em decomposição.

Após análise de diversas possibilidades, como enterrá-la próximo ao mar ou puxá-la ao mar com ajuda de uma embarcação - algo desaconselhado pela Capitania dos Portos de Laguna devido o número de rochas e bancos de arei - o grupo de instituições decidiu enterrá-la num morro próximo ao local.

Como uma máquina retroescavadeira não poderia fazer o serviço, foi preciso buscar um guincho com um cabo trifásico, além de pessoal para dividir e enterrar os pedaços e todos os equipamentos de segurança necessários.

Após os esforços empreendidos pelas entidades, a carcaça da baleia será retirada da praia de Itapirubá nos próximos dias, com a coordenação da Unidade de Zoologia da Unesc. A operação terá ainda o acompanhamento do Grupo de Arqueologia da Unisul (Grupep), já que o morro se constitui em um sítio arqueológico.

Parcerias - A rede de instituições articulada pela APA da Baleia Franca nasceu a partir da criação Protocolo de Atendimento a Encalhes de Animais Marinhos. A parceria entre as diversas instituições possibilita a melhoria dos procedimentos no caso de encalhe de animais.

Na operação da remoção da baleia-de-bryde em Itapirubá, as seguintes instituições foram mobilizadas: APA da Baleia Franca, Projeto Baleia Franca, Unidade de Zoologia da Unesc, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Imbituba (Vigilância Sanitária, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Secretaria de Infra-estrutura, Secretaria de Obras), Associação de Moradores de Itapirubá, Associação de Pescadores de Itapirubá, Corpo de Bombeiros, Companhia Docas de Imbituba, Consórcio Imbituba, Capitania dos Portos de Laguna, Centro de Mamíferos Aquáticos, Grupo de Arqueologia da Unisul e Ministério Público.
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Baleia Franca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.