APA da Mantiqueira vai ganhar posto avançado em Visconde de Mauá

Mosaico Mantiqueira - www.mosaicomantiqueira.org.br - 03/12/2010
O Deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) destinou uma Emenda ao Orçamento do Ministério do Meio Ambiente no valor de 500 mil reais para a construção de um Posto Avançado da Área de Proteção Ambiental - APA da Mantiqueira, em Visconde de Mauá. Os recursos provenientes da Emenda Parlamentar têm por finalidade proporcionar estrutura física e compra de equipamentos para o funcionamento da APA na região, apoiar o Conselho Gestor da Microbacia do Alto Rio Preto e, ainda, oportunizar atividades de Educação Ambiental para moradores e visitantes da região. A informação é do coordenador regional do PV no Sul Fluminense, Fernando Menandro, que também encaminhou outras solicitações, todas atendidas na íntegra pelo Deputado.

Atualmente o escritório da APA da Mantiqueira se localiza em Itamonte, distante mais de 2 horas de Visconde de Mauá, acarretando significativo deslocamento para a população requerer licenças e obter informações ambientais. O planejamento da APA prevê a instalação de dois postos avançados: em Campos do Jordão e em Visconde de Mauá. O Conselho Gestor, que congrega representantes do ICMBio, estados de MG e RJ, municípios de Bocaina (MG), Itatiaia e Resende (RJ) e organizações civis locais não dispõe de local para funcionamento.

A região possui 6 mil moradores, sendo um importante destino turístico, com diversas obras de infra-estrutura em andamento: pavimentação da estrada de acesso (Estrada Parque), requalificação da Vila de Visconde de Mauá e saneamento.

O Deputado Gabeira também destinou 1 milhão de reais para reformas no Cine Vitória, recentemente adquirido pela Prefeitura de Resende e 500 mil reais para a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto - ETE no município de Valença.


http://www.mosaicomantiqueira.org.br/site/apa-da-mantiqueira-vai-ganhar-posto-avancado-em-visconde-de-maua/
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Mantiqueira
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.