APA de Petropolis lança novo mapa

O Globo, Rio, p.15 - 28/05/2005
APA de Petrópolis lança novo mapa
Guia permitirá monitoramento mais preciso das áreas de Mata Atlântica
Os gestores da Área de Proteção Ambiental de Petrópolis apresentaram ontem, na comemoração do Dia da Mata Atlântica, o novo mapa de vegetação e uso do solo daquela APA. Resultado de cinco meses de pesquisas, três deles em campo, o mapa — em escala 1:10.000 — tem detalhamento inédito no país e permitirá um monitoramento mais preciso das áreas de Mata Atlântica e dos danos ambientais na região.
Realizado por técnicos do Instituto Terra Nova, o mapeamento foi feito por geógrafos, biólogos e engenheiros florestais e agrônomos. O levantamento revelou que as áreas remanescentes de Mata Atlântica ocupam 72% dos 60 mil hectares da APA — que abrange parte dos municípios de Petrópolis, Caxias, Magé e Guapimirim.
— O nosso objetivo era perceber não só a disposição espacial, mas também o estado de conservação da mata nativa — explicou Marcelo Motta, do Instituto Terra Nova.
Ele conta que o trabalho trouxe informações curiosas, como uma área de mata nativa no Centro de Petrópolis, e outras importantes, como a identificação de espécies raras e endêmicas, muitas delas ameaçadas de extinção.
As informações foram reunidas num banco de dados. Para a bióloga Yara Valverde, que chefia o conselho gestor da APA, o levantamento representa uma importante ferramenta para auxiliar o planejamento e a execução de políticas públicas.
Para comemorar a apresentação do trabalho, a APA inaugurou ontem, com palestras e um concerto das Meninas Cantoras de Petrópolis, uma exposição de bromélias e plantas nativas que só existem na região. As espécies ficarão expostas até dia 5 no Centro de Referência Ambiental Rogério Marinho, onde fica a sede da APA. O centro fica na Estrada União e Indústria 9.722, em Petrópolis.
O Instituto Estadual de Florestas (IEF) anunciou ontem um investimento de R$40 milhões para a revitalização das áreas de Mata Atlântica. O programa será apresentado oficialmente segunda-feira com uma exposição na estação do metrô do Largo da Carioca, no Centro.

O Globo, 28/05/2005, p. 15
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Petrópolis
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.