APA do Mato Grosso do Sul fará diagnóstico de áreas degradadas

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 01/09/2009
A reunião do Conselho Consultivo da APA (Área de Proteção Ambiental) Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, no Mato Grosso do Sul, realizada no dia 25 passado, discutiu a realização de um diagnóstico das áreas degradadas dentro dos limites da APA.

Segundo os conselheiros, como forma de padronização dos relatórios, devem ser observados na vistoria dados da propriedade, coordenadas geográficas da entrada da propriedade, da sede e das áreas degradadas.

Além disso, se possível, deve-se definir o perímetro da área, realizar descrição da área detalhada dos impactos ambientais, mostrar como é a reagião do entorno, fazer registros fotográficos, entre outras medidas.

Sandro Roberto da Silva Pereira, chefe da APA, recomenda que todas as vistorias sejam realizadas com o conhecimento do proprietário a fim de evitar possíveis conflitos. Caso o agente público que esteja realizando a vistoria encontre dificuldades pelo não consentimento do proprietário ao acesso às áreas, Sandro recomenda também que sejam anotados os dados referentes ao nome da propriedade, se possível do proprietário, coordenadas geográficas da entrada da propriedade, detalhamento do impacto encontrado (se possível com coordenadas do local) e croqui de acesso ao local.

A reunião foi realizada na cidade de Naviraí, Mato Grosso do Sul. Outros temas discutidos no encontro foram plano de sinalização da unidade, criação do comitê regional do Prevfogo e projeto de divulgação da APA.

Participaram da reunião representantes de nove municípios - Taquarussu, Batayporã, Nova Andradina, Ivinhema, Jateí, Novo Horizonte do Sul, Naviraí, Itaquiraí, Eldorado e Mundo Novo.
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilhas e Várzeas do Rio Paraná
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.