APA e Flona do Araripe discutem parceria com Universidade do Cariri

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 03/10/2008
Os chefes da Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada do Araripe, Francisco Jackson Antero de Sousa, e da Floresta Nacional (Flona) do Araripe-Apodi, Verônica Figueiredo, se reuniram na semana passada, no Ceará, com o reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Plácido Cidade Nuvens. Eles discutiram a possibilidade de firmar parceria entre as unidades de conservação e a universidade.

Antero e Verônica relataram as atividades desenvolvidas pelas duas unidade de conservação administradas pelo Instituto Chico Mendes, destacando pontos em comuns com o trabalho da Urca. O reitor sugeriu que sejam feitos acordos de cooperação de curto, médio e longo prazo. Para isso, propôs a realização de um seminário para que todos os órgãos públicos federais da região possam apresentar ações e avaliar parcerias com a universidade e as áreas protegidas.

Na conversa, o chefe da APA lembrou que, além das contribuições na área mineral e paleontológica, a Urca poderá colaborar com as unidades no avanço do extrativismo por meio do desenvolvimento tecnológico e da agregação de valores aos produtos não-madeireiros da Floresta Nacional do Araripe.

O reitor e os chefes da APA e da Flona acertaram outros encontros entre as unidades e os departamentos dos cursos de enfermagem, biologia, direito, economia, pedagogia e engenharia de produção para troca de informações e conhecimento. Participaram ainda da reunião a pró-reitora de Planejamento da Uurca, professora Carminha, e analistas ambientais da Flona e da APA.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Araripe-Apodi
  • UC Chapada do Araripe
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.