APA em Minas discute preservação de campos rupestres

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 09/08/2013
Os gestores da Área de Proteção Ambiental (APA) Morro da Pedreira, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Minas, realizam este mês uma série de reuniões com os moradores da unidade. Os debates tem como foco a proposta de zoneamento prevista no plano de manejo e a preservação dos campos rupestres, área que cobre metade da unidade de conservação.

A proteção dos campos é o centro da discussão da APA Morro da Pedreira. Na área, a vegetação cobre as partes mais altas do relevo, acima de 900 metros de altitude, na face leste e acima de 1200 metros, na face oeste da Serra do Espinhaço. Junto aos pontões rochosos de metacalcário, que dão nome à unidade, os campos rupestres fazem parte da Zona de Vida Silvestre da APA. Moradores da região e proprietários de terra pedem a proibição de edificações na região.

Segundo o artigo 11, do Decreto N" 98891, de 26 de janeiro de 1990 (Lei de criação da APA Morro da Pedreira), estão previstas apenas as edificações destinadas à realização de pesquisas e controle ambiental. As localidades já urbanizadas nas últimas décadas e aquelas onde se concentram casas, com ruas abertas, escolas, igrejas e áreas alteradas pela agricultura podem ser excluídas da Zona de Vida Silvestre. Elas passam a compor outras áreas do zoneamento da unidade, onde as edificações são permitidas.

Como as propriedades no interior da APA são de domínio privado - ou seja, não são áreas públicas de propriedade da União, Estado ou municípios - o debate torna-se mais importante para a definição dos usos das áreas e da importância da conservação ambiental na região.

As reuniões devem acontecer nos municípios de Lapinha de Santana, Distrito da Serra do Cipó, Vau da Lago, Mato Grande (Santana do Riacho), São José da Serra, Fazenda do Engenho/Açude (Jaboticatubas), Altamira (Nova União), Serra dos Alves (Itabira), Lapinha do Morro (Morro do Pilar) e em outras localidades, onde forem solicitadas pela comunidade.

Serviço:

As datas e horários das reuniões podem ser conferidas na sede da APA Morro da Pedreira ou pelo telefone (31) 3718-7151.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/4206-apa-em-minas-discute-preservacao-de-campos-rupestres.html
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Morro da Pedreira
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.