APA Ilhas e Várzeas do Rio PR e Parque de Ilha Grande recebem alunos da UEM

Jornal Umuarama Ilustrado - http://www.ilustrado.com.br/ - 09/11/2014
Alunos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual de Maringá, tiveram a oportunidade de conhecer as duas unidades de conservação federais do rio Paraná em uma disciplina de campo promovida pela Universidade estadual de Maringá - UEM e pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade - ICMBio.
Os acadêmicos puderam conhecer os diferentes aspectos que envolvem a gestão de uma unidade de conservação de uso sustentável (APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná) e de proteção integral (Parque Nacional de Ilha Grande). Nos dois dias de campo visitaram diferentes pontos das áreas protegidas e observaram aspectos relativos à água, solo, poluição hídrica, incêndios, indústrias, biodiversidade, geologia, entre outros.
O acadêmico Renan Toscano avaliou os dias de campo como positivos e acima da expectativa. "Foram dois dias em que muita coisa inédita foi aprendida " disse ele. A expectativa do Núcleo de gestão Integrada do ICMBio em Umuarama é de que as atividades desenvolvidas possam se repetir com as turmas dos próximos anos. De acordo com Erick Xavier, Chefe da APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, "aliar o conhecimento acadêmico à pratica da gestão ambiental, traz benefícios e produtos positivos, para ambas as partes. Isto torna o aprendizado mais rico e a prática mais bem fundamentada".
As atividades foram realizadas dentro das disciplina de Monitoramento Ambiental e de Geologia e no próximo dia 10 de novembro os acadêmicos do curso apresentarão propostas que poderão vir a ser utilizadas pelo ICMBio na gestão ambiental destas unidades de conservação.



http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?Not=APA%20Ilhas%20e%20V%C3%A1rzeas%20do%20Rio%20PR%20e%20Parque%20de%20Ilha%20Grande%20recebem%20alunos%20da%20UEM&NotID=61790
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PARNA)
  • UC Ilhas e Várzeas do Rio Paraná
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.