Após 22 dias fechado, Parque Serra da Capivara é reaberto para visitação

CidadeVerde.com - 07/01/2008
O Ibama reabriu para visitação na manhã de ontem (4) o Parque Nacional Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato, 517 quilômetros ao sul de Teresina. O Instituto recebeu os exames preliminares sobre a morte dos macacos na região, e o resultado dos mesmos foi negativo para Febre Amarela, o que possibilitou a reabertura para visitação do parque. Apenas a área onde os macacos morreram continua fechada.

A autorização para a reabertura do parque foi dada por Eugênia Medeiros, responsável pelas unidades de conservação federais no Piauí. Um dos principais pontos turísticos do Estado ficou fechado por 22 dias. Desde 14 de dezembro do ano passado, biólogos acompanham macacos-prego que supostamente teriam contraído febre amarela. Quatro foram encontrados mortos e outros 42 foram infectados pleo vírus ainda não identificado.

A bióloga Karlla Celma Batista Lima, chefe do Ibama no Parque, informou ao Cidadeverde.com que o resultado preliminar dos exames que foram solicitados em Belém/PA apontou que um dos macacos mortos não foi vitimado por febre amarela, justamente o único dos animais que ainda foi capturado vivo pelos biólogos, mas acabou morrendo horas depois.

Para Karlla, o resultado negativo, ainda que preliminar, leva a crer que dificilmente os outros exames, aguardados para a próxima semana, tragam resultado positivo para febre amarela. A dúvida persiste, no entanto, quanto a causa da morte dos primatas. A hipótese de dengue hemorrágica não foi descartada.

A notícia de que a febre amarela não é a causadora das mortes dos macacos animou as autoridades, já que existia o temor de que a doença, erradicada na região entre os humanos, voltasse a registrar casos no Piauí. A vacinação em 53 municípios do sul do Estado chegou a ser reforçada por conta da suspeita.

Outra boa notícia é quanto aos 42 macacos infectados pelo vírus. "Não houveram mais mortes de animais e houve uma melhora no Estado de saúde dos macacos", disse Karlla Lima, acrescentando que a alimentação dos mesmos também foi reforçada.

O Parque Nacional Serra da Capivara recebe mais de 12 mil visitantes por ano, a maioria deles no período de férias. Mesmo com o fechamento do local, muitos foram a São Raimundo Nonato conhecer as pinturas rupestres que atestam a presença do homem nas Américas há mais de 50 mil anos.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.