APP é fundamental para manter qualidade da água, diz estudo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 20/06/2011
Estudo divulgado na mais recente edição da revista Ambiente & Água comprova a importância da preservação da faixa marginal de 30 metros em córregos e demonstra que a zona ribeirinha, onde ficam as APPs (Áreas de Preservação Permanente), é fundamental para a melhoria da qualidade da água.

Intitulado "Influência do uso e ocupação do solo na qualidade da água: um método para avaliar a importância da zona ripária", o trabalho foi produzido por analistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em conjunto com pesquisadores da Universidade federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Os resultados demonstram uma alta correlação entre a preservação da vegetação nas ribeiras e a manutenção de uma boa qualidade da água, mesmo em cursos d'água considerados pequenos, com menos de 10 metros de largura. O estudo foi realizado na região da Floresta Nacional de Canela, localizada no município de Canela, na serra gaúcha nos anos de 2006 e 2007.

"Os dados se referem ao bioma Mata Atlântica-Floresta de Araucárias mas o método que estabelecemos poderá ser implementado nos outros biomas", explica Raul Paixão Coelho, analista ambiental do ICMBio e um dos autores do estudo.

O método de pesquisa incorporou as técnicas de sensoriamento remoto para análise da condição de uso das áreas riparias com modernas técnicas de análises físico-químicas da água. "Fizemos a avaliação do estado de conservação e uso do solo de todas as bacias de drenagem com uso de imagens orbitais e verificações à campo", destacou o pesquisador Iuri Buffon, tecnólogo em meio ambiente da UERGS.

A doutora em Geoquímica Ambiental Teresinha Guerra, do departamento de Ecologia da UFRGS, explica que não há novidade em se saber que a mata ciliar é "importantíssima" para uma boa qualidade da água pois diversos autores já demonstraram isso.

A novidade, segundo a pesquisadora, é que o método utilizado pode esclarecer dúvidas sobre a largura mais adequada a ser estabelecida para preservação. "Quando utilizamos 30 metros de largura de APP (Área de Preservação Permanente), como preconiza a atual legislação, já encontramos em nossa pesquisa uma alta correlação entre vegetação ciliar e qualidade da água. Pode-se agora replicar a pesquisa e ver quais as consequências com a diminuição para 15 metros ou com um aumento", diz Guerra.




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/1250-app-e-fundamental-para-manter-qualidade-da-agua-diz-estudo
Recursos Hídricos:Conservação

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Canela
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.