Apresentação de nova estrutura do Parque Estadual Sumaúma marca reunião de Conselho Gestor

CEUC - www.ceuc.sds.am.gov.br - 11/05/2010
Membros de associações, autoridades e moradores do bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus, se reuniram nesta última quarta-feira, dia 28, na Escola Estadual Professora Ruth Prestes Gonçalves, em reunião ordinária do Conselho Gestor do Parque. O tema em debate foi a proposta do projeto de infraestrutura do Parque, em que os participantes deram suas contribuições acerca da melhor implementação do projeto. A proposta visa à construção de guaritas de acesso, restaurante, anfiteatro com capacidade para 500 pessoas, centro de vivência com auditório com capacidade para 200 pessoas, biblioteca, laboratório e hall de exposições.

Na oportunidade, o coordenador do Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Domingos Macedo, explicou que os investimentos que serão feitos no Parque, são recursos provenientes do Termo de Compromisso de Compensação Ambiental celebrado entre SDS e Petrobras, em que será alocado cerca de R$ 1.225.651 milhões em operacionalização, equipamentos e obras de instalação para o Parque. "Esse recurso permitirá a ampliação das possibilidades de implementação do Parque, incluindo obras de infraestrutura de visitação e lazer, manutenção e programas de educação ambiental. Dessa forma, podemos assegurar a integridade física da área", explica o coordenador.

Outro ponto, discutido na reunião foi à eletrificação do Parque, que de acordo com o coordenador, será proveniente da compensação ambiental do licenciamento de quatro termoelétricas no valor de R$ 114 mil, com instalação prevista para o mês de junho deste ano.

Os conselheiros participaram ativamente das discussões em torno das melhorias do projeto. Uma das principais preocupações dos presentes foi à segurança no entorno do Parque, identificando a necessidade da construção também, de uma guarita na Avenida Timbiras, que segundo os conselheiros é o local que tem mais fluxo de pessoas e carros.

Outra novidade, apresentada na reunião foi à notícia da instalação de um borboletário, proveniente do patrocínio da Petrobras ao projeto "Incremento ao Uso Público e Participação Comunitária na Proteção Ambiental do Parque Estadual Sumaúma". De acordo, com o coordenador, o borboletário será o único em Unidades de Conservação na região Norte. "A possibilidade da instalação do borboletário é bastante gratificante para nós, pois a população terá a oportunidade de conhecer a biodiversidade da Amazônia de perto", afirma Macedo.

Para Thelma de Oliveira, representante da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a proposta foi muito satisfatória, pois a construção da infraestrutura, irá permitir que as oito escolas do entorno do Parque, tenham mais opções de locais para realizarem suas atividades educativas. "O parque com a nova estrutura, poderá atender de forma integral os alunos seja para a educação ambiental ou promoção de atividades culturais", declara Thelma

Estavam presentes além de representantes da SDS, Associação dos Moradores do Núcleo 3, Instituto Ecológico da Amazônia (IECAM), Paróquia Bento, Agentes Ambientais Voluntários ( AAV/SDS), Secretaria Segurança Pública (SSP), Movimento Pardo e Mestiço , Organização Brasileira Afrodescendentes (OBÁ), Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manaus Cult), SEMMAS, Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), Secretaria Municipal de Obras SEMINF/PMM e Associação Cabocos e Ribeirinhos da Amazônia (ACRA).

http://www.ceuc.sds.am.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=243
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Sumaúma
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.