Aprovada pesquisa em cavernas areníticas no Paraná

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 29/02/2012
O Projeto "Estudo Espeleológico das cavidades subterrâneas areníticas do município de Ponta Grossa, Campos Gerais do Paraná" foi aprovado em edital da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Desenvolvido pelo Grupo de Pesquisas Espeleológicas (Gupe) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a pesquisa será na área do Parque Nacional dos Campos Gerais, unidade de conservação sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Proposto em agosto de 2011, o projeto vai viabilizar um estudo detalhado das cavidades subterrâneas em rochas areníticas no município de Ponta Grossa.

Segundo Marcio Ricardo Ferla, chefe do Parque Nacional dos Campos Gerais, a pesquisa foi autorizada pelo Sisbio (Sistema de Informação da Biodiversidade), do Instituto Chico Mendes, e terá todo o apoio logístico da unidade.

A pesquisa visa a ressaltar as características físicas, elementos bióticos (animais, plantas, microoorganismos) e abióticos (rocha, espeleotemas, solo) e o potencial geoturístico desses ambientes.

Com a aprovação do projeto pela Fundação Grupo Boticário, o Gupe terá recursos para trabalhos de campo e exploração e levantamentos espeleológicos gerais, bem como para compra de equipamentos específicos, usados nos estudos em cavernas.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/2600-aprovada-pesquisa-em-cavernas-areniticas-no-parana
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Campos Gerais
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.