Aprovado o plano de manejo da Serra da Bodoquena (MS)

Bonito Notícias - www.bonitonoticias.com.br - 08/04/2013
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) publicou no Diário Oficial da União (DOU) no dia (04), a Portaria no 178, que aprova o plano de manejo do Parque Nacional (Parna) da Serra da Bodoquena, no Mato Grosso do Sul.

O Parque abrange 76.481 hectares cobertos com Mata Atlântica e uma fauna diversificada. A medida significa um grande passo para que o local passe a ser conservado de forma adequada, preservando sua biodiversidade e recursos naturais.

O Plano de Manejo é um documento que estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso de uma Unidade de Conservação (UC) e o manejo dos recursos naturais que nela existem.

A aprovação do documento também implica na elaboração e compreensão acerca do conjunto de ações que se fazem necessárias na gestão de uma UC, de modo a conciliar de maneira adequada, e em espaços apropriados, os seus diferentes tipos de usos. As normas serão disponibilizadas para consulta em meio digital na própria sede da UC e no ICMBio, em Brasília (DF).

Serra da Bodoquena

O Parque Nacional da Serra da Bodoquena foi criado em setembro de 2000 e até o momento é a única unidade de conservação de proteção integral federal totalmente inserida no território do Estado do Mato Grosso do Sul. Sua criação visou proteger a maior área contínua de Mata Atlântica no interior do Brasil.

Os limites da unidade abrangem 76.481 hectares, divididos em dois fragmentos, sendo um ao Norte (27.793 ha) e outro ao Sul (48.688 ha). Sua área de influência abrange os municípios de Bonito, Bodoquena, Porto Murtinho e Jardim.

A Serra da Bodoquena, que dá nome ao parque, é um planalto inclinado, com a porção mais baixa a Oeste, em direção à planície do Pantanal. A Leste é suavemente inclinada em direção à planície de inundação do Rio Miranda que, por sua vez, integra a bacia do Rio Paraguai.

Apresenta-se alongado no sentido Norte-sul, com cerca de 300 quilômetros de comprimento e largura variando de 20 a 50 quilômetros. O parque nacional localiza-se na porção Central desse planalto e é caracterizado por um maciço rochoso elevado, com altitudes que variam de 450 a 650 metros.



http://www.bonitonoticias.com.br/noticia/aprovado-o-plano-de-manejo-da-serra-da-bodoquena--ms-
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bodoquena
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.