Aprovado o projeto para a proteção das Ilhas Cagarras

O Globo, Rio, p. 35 - 12/03/2005
Aprovado o projeto para a proteção das Ilhas Cagarras
Arquipélago pode ser declarado monumento natural

A Câmara de Deputados aprovou projeto que cria o Monumento Natural do Arquipélago das Ilhas Cagarras. De autoria do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), a proposta segue agora para apreciação do Senado.
Gabeira vai procurar os três senadores do Rio para pedir empenho e urgência para a aprovação no Senado. A idéia é que a unidade esteja em condições de receber visitantes durante os Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio.
A gestão da unidade será compartilhada entre o Ibama e a prefeitura do Rio. Gabeira tem o apoio do prefeito Cesar Maia e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para a criação do monumento natural. O projeto prevê a criação de um conselho consultivo para gerir o arquipélago, composto por representantes do poder público e da sociedade.
Para desenvolver o potencial turístico da área, favorecendo a preservação, uma das idéias é afundar um navio velho para transformar parte do espaço em um recife artificial que proteja os peixes e torne o mergulho mais atrativo. Gabeira quer conversar com Cesar Maia sobre a possibilidade de adquirir um barco movido a energia solar alemão que levaria as pessoas às ilhas. Com a criação do monumento natural, ficarão proibidas competições que perturbem a fauna aquática e as aves marinhas. A pesca predatória e acampamentos nas ilhas também serão proibidos.
O biólogo do Ibama do Rio Breno Herrera, idealizador do projeto para transformar as Cagarras em monumento natural, disse que a criação da unidade será essencial para incentivar o ecoturismo e combater a pesca predatória. Herrera explicou que o ideal é que a proteção inclua as águas e a fauna marinha ao redor das ilhas.

Um paraíso perto da orla da Zona Sul
Área é refúgio de aves marinhas e rica em peixes, moluscos e crustáceos
É um arquipélago, bem em frente à Praia de Ipanema, formado por três ilhas principais: Cagarras, Palmas e Comprida. Completam o conjunto duas ilhotas e duas lajes. As ilhas, a cerca de cinco quilômetros da Praia de Ipanema, têm palmeiras e bromélias, espécies resistentes ao sol forte, à maresia e aos ventos. São freqüentadas por atobás, fragatas e gaivotas. Também têm uma colônia de biguás, a única da América do Sul em ilhas, já que essas aves costumam viver em lagoas e rios. De lá, se tem uma boa visão dos principais cartões-postais do Rio: Pão de Açúcar, Corcovado, Pedra da Gávea, Pedra Bonita e Picos da Tijuca e do Papagaio
O arquipélago recebeu esse nome por causa do guano (fezes das aves marinhas) que recobre as ilhas. Ricas em fosfato, as fezes das aves são um fertilizante natural para as algas microscópicas que constituem a base da cadeia alimentar no mar: o fitoplâncton.
A fauna submarina inclui esponjas, moluscos (como o polvo e a lula), crustáceos (como a lagosta), tartarugas e peixes como a garoupa e o badejo. A pesca predatória - feita com redes de arrasto - e a caça submarina ameaçam essa fauna. Também baleias e golfinhos freqüentam as proximidades do arquipélago.

O Globo, 12/03/2005, Rio, p. 35
UC:Monumento Natural

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilhas Cagarras
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.