Área de montanhas pega fogo no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (MT)

G1 - https://g1.globo.com/ - 08/09/2017
De acordo com um boletim do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a área é de difícil acesso e ainda não se sabe a origem do incêndio.



Um incêndio florestal atingiu, na sexta-feira (7), uma área de montanhas no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. De acordo com um boletim do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a área é de difícil acesso e ainda não se sabe a origem do incêndio. Duas equipes do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros (BEA) foi encaminhado para combater o incêndio.

O fogo, segundo o ICMBio, ocorre entre o Rio Coxipózinho e a Comunidade de São Jerônimo. Ainda não há a estimativa da área queimada. Em agosto, outro incêndio atingiu a mesma área. O fogo havia sido controlado na última sexta-feira (1o).

Após sobrevoo na área para o reconhecimento da área queimada, novas equipes devem ser enviados ao local. Voluntários estão sendo convocados para dar apoio nas atividades de logística da operação, como distribuição de água e alimentos aos brigadistas.

Não há previsão de chuvas para os próximos dias na região. A temperatura deve ultrapassar os 35o C e umidade em torno de 20%, o que dificulta o trabalho dos bombeiros.

A orientação é para que os turistas evitem longas caminhadas no parque. A região, segundo o ICMBio, está com muita fumaça e taxa de visibilidade baixa. Durante o feriado, cerca de 2 mil pessoas visitaram os atrativos do parque.

Em agosto, outro incêndio florestal consumiu 6.250 hectares do parque. O fogo entrou na unidade de conservação no dia 27 de agosto e foi controlado no dia 1o de setembro.



https://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/area-de-montanhas-pega-fogo-no-parque-nacional-de-chapada-dos-guimaraes-mt.ghtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Guimarães
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.