Área de preservação pode ter uma guarda florestal

O Globo, Rio, p.16 - 26/02/2005
Área de Preservação pode ter uma Guarda Florestal
Prefeito de Nova Iguaçu e ambientalistas discutem criação de corporação no município
A idéia de se criar uma guarda florestal municipal foi discutida ontem entre o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, e ambientalistas que atuam na Reserva Biológica do Tinguá. O procurador do município está estudando uma forma legal para criar a nova corporação. O objetivo é que a guarda seja formada principalmente por pessoas que já atuam na rede de proteção ao Tinguá, que atualmente conta com apenas quatro fiscais do Ibama para cuidar de 27 mil hectares de reserva.
— Vamos conversar sobre o assunto com a ministra (do Meio Ambiente) Marina Silva e cuidaremos da reserva, que era a causa da vida de Dionísio — disse o prefeito Lindberg Farias.
Uma sugestão apresentada pelos ambientalistas e bem aceita pelo prefeito é a de iniciar uma forma de turismo diferente no Tinguá. Um dos objetivos seria proibir a entrada de carros e liberar apenas a passagem de bicicletas e charretes pela reserva.
Outra proposta é discutir junto ao governo federal e à Petrobras, que tem dutos na reserva, uma parceria para solucionar o problema de esgoto a céu aberto na região.


O Globo, 26/02/2005, p.16
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tinguá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.