Área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã completa 16 anos

www.clicrbs.com.br - 19/05/2008
A Área de Proteção Ambiental (APA) do Ibirapuitã completará 16 anos nesta terça-feira. A APA é uma Unidade de Conservação (UC) Federal da Categoria Uso Sustentável e é, hoje, a única UC que protege uma porção significativa (cerca de 319 mil hectares) do Bioma Pampa. Ela está localizada na Fronteira-Oeste do Rio Grande do Sul e inicia na fronteira seca entre Brasil e Uruguai. A APA do Ibirapuitã recebe este nome porque abriga a porção superior da Bacia Hidrográfica do Rio Ibirapuitã ea ocupa cerca de 47.800 hectares do município de Alegrete (15% da área da APA), 51.000 hectares de Rosário do Sul (16% da APA), 181.700 hectares de Santana do Livramento (57% da APA) e outros 38.300 hectares de Quarai (12 % da APA).

Até abril de 2007 o órgão gestor da APA era o Ibama. Com a edição da Medida Provisória 366/07 e sua posterior substituição pela Lei Federal no 11.516/07, a gestão da APA, bem como de todos os Parques Nacionais, Reservas Biológicas Federais e demais Unidades de Conservação federais foram transferidas para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia federal ligada ao Ministério do Meio Ambiente. Segundo a chefe da Unidade de Conservação, Eridiane Lopes da Silva, os objetivos desta área protegida, que é composta quase que exclusivamente por propriedades rurais particulares, são: garantir a conservação de porção significativa da biodiversidade do Bioma Pampa; proteger a diversidade biológica local; disciplinar o processo de ocupação territorial; assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais; fomentar o Turismo Ecológico; garantir a conservação de expressivos remanescentes de mata aluvial existente em sua área; garantir a conservação dos recursos hídricos contidos em seu interior; fomentar a educação ambiental; melhorar a qualidade de vida das populações residentes através da orientação e disciplina das atividades econômicas locais; fomentar a pesquisa científica; preservar a cultura e a tradição do gaúcho da fronteira Brasil-Uruguai e proteger as espécies ameaçadas de extinção em nível regional.
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ibirapuitã (APA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.