Área de restinga é preservada na Costa Verde e Mar, no Litoral Norte

G1 - http://g1.globo.com/ - 12/10/2013
A Costa Verde & Mar, região do Litoral Norte de Santa Catarina com 11 cidades, foi batizada com este nome pela Santa Catarina Turismo, a Santur, por causa da cor do mar, em tom de esmeralda. A vegetação local é um equilíbrio de Restinga e Mata Atlântica. Os municípios que fazem parte desta região são Balneário Piçarras, Bombinhas, Balneário Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luis Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo e Camboriú.

"Isso oferece diferentes tipos de praia e a biodiversidade é bastante elevada", explica o biólogo Marcelo Soares.

Além disso, a costa é o berçário da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, habitat de diversos animais. Esse ecossistema abriga diversas espécies de plantas, que possuem mecanismos para suportar as duras condições no solo arenoso: alto nível de sal marinho, extremos de temperaturas, presença de ventos fortes e escassez de água. "A restinga tem a função de proteger. Já ouvi pessoas dizendo que a praia seria mais bonita sem a mata, mas elas não tem noção da importância que esta área tem", explica o biólogo.

Além dos fatores naturais, a ação do homem é outra ameaça. Felizmente, algumas iniciativas ajudam a manter a costa preservada. Um empresário conserva mais de um milhão de metros quadrados de área costeira e ainda investe na conscientização de moradores e visitantes. "A urbanização do município atrapalha no desenvolvimento das espécies. Por isso, tivemos a iniciativa de criar este núcleo para que as gerações futuras possam conviver com os animais. Esta vivência gera este carinho pela natureza", explica Guto Neves.



http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/nossa-terra/2013/noticia/2013/10/area-de-restinga-e-preservada-na-costa-verde-e-mar-no-litoral-norte.html
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinha do Arvoredo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.