Arqueóloga Niède Guidon é ameaçada de morte

O Globo, O País, p.11 - 16/03/2005
Arqueóloga Niède Guidon é ameaçada de morte

Efrém Ribeiro

A presidente da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), Niède Guidon, denunciou ontem ter recebido de madrugada telefonemas com ameaças de morte. Niède coordena pesquisas sobre a presença do primeiro homem americano no Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, no sudeste do Piauí. As pessoas que telefonaram ameaçaram incendiar a casa da arqueóloga e o Museu do Homem Americano.
Niède, que recebeu o prêmio Faz Diferença do GLOBO, na categoria Ciência, informou que as ameaças foram feitas por causa de sua resistência à ação dos caçadores e à proposta do Incra de assentar 1.113 famílias no entorno do parque - onde há cerca de 60 mil figuras pintadas ou gravadas da pré-história - e na área que liga a unidade ao Parque Nacional Serra das Confusões, em Caracol, a 605 quilômetros de Teresina.
- As pessoas que estão telefonando dizem que vão arrebentar tudo. Como tudo o que tem aqui é do governo federal, avisei das ameaças ao ministro Gilberto Gil (Cultura). O que tenho aqui são meus cachorrinhos, que estão espalhados na casa de amigos - contou Niède.
Ameaças são de invasores, diz arqueóloga
Ela responsabiliza pelas ameaças "os espertos", como chama funcionários públicos e comerciantes de São Raimundo Nonato que invadiram terras no entorno do parque depois de o Incra anunciar que faria o assentamento.
- Querem passar a semana trabalhando e o fim de semana ameaçando todos os sítios e as pinturas rupestres considerados Patrimônio da Humanidade - protestou Niède.
O advogado da Fumdham, Joaquim Almeida, disse que solicitou segurança para Niède e para o Parque Nacional Serra da Capivara à Polícia Federal.
- Não queremos uma nova Irmã Dorothy (missionária americana assassinada no Pará por pistoleiros contratados por fazendeiros). Estamos comunicando ao Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal as ameaças.
A Polícia Federal vai investigar as ligações. Niède já foi ameaçada de morte pelo caçador Paulo de Jesus Sousa, preso por ter assassinado em 2002 a irmã dele, Ivanir de Jesus Sousa, fiscal do Parque Nacional Serra da Capivara.

O Globo, 16/03/2005, O País, p. 11
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.