Arte na APA de São Francisco Xavier

Mosaico Mantiqueira - http://www.mosaicomantiqueira.org.br - 01/04/2011
No dia 21/03/2011, às 15:00 horas, no "hall" da Câmara Municipal de São José dos Campos, foi aberta a exposição "Nas Zonas da APA - Uma Documentação Poética". O evento contou com a participação de cinco vereadores, de representantes de órgãos do governo municipal e do ICMBio, de autoridades militares, de professores e da diretora da EMEF Mercedes Rachid Edwards. Três alunos desta escola representaram o grupo que trabalhou no projeto. A mostra irá até o dia 11/04, estando aberta ao público no horário das 8:00 às 12:00 horas e das 13:00 às 17:45 horas.

Os painéis expostos são fruto de um projeto desenvolvido e realizado pelo Espaço Cultural Ventos Uivantes, o ECVU, em parceria com a EMEF Mercedes Rachid Edwards e o Instituto Acaia, com os apoios do Conselho Gestor da APA - SFX e da Fundação Florestal. O resultado final foi a confecção de painéis que documentam poeticamente cinco das zonas ecológico-econômicas da Área de Proteção Ambiental de São Francisco Xavier.

Durante o mês de agosto e o início de setembro de 2010, 27 alunos da EMEF e cinco jovens do Acaia participaram de palestras sobre o Plano de Manejo da APA de São Francisco Xavier, com os objetivos de conhecer o plano como um todo e, principalmente, de entender o espírito do zoneamento. Concluída essa etapa, os alunos da EMEF foram divididos em cinco grupos que, em reuniões separadas, estudaram detalhadamente a caracterização da sua zona, iniciando então seus processos específicos de pesquisa e produção de imagens. As pesquisas foram feitas pela internet, em livros, por observação direta ou com os familiares, uma vez que, sempre que possível, os jovens participaram do grupo que estudou a zona em que moram.

As fotografias e desenhos produzidos durante essa etapa da preparação serviram de base para outros desenhos, xilogravuras, decalques, stencil e carimbos. Funcionaram também como referência para os jovens da Acaia que, inspiradas neles, criaram xilogravuras.

No dia 11 de setembro, reunidos no ateliê do ECVU, os jovens participantes da EMEF e da Acaia , os professores da EMEF e os membros do ECVU utilizaram o material produzido anteriormente, e vários outros feitos no momento, para montar os cinco painéis. Foi um ato de criação coletiva, desenvolvido com espírito de equipe, entrosamento, coordenação e respeito mútuo. Mais que isso, todo o processo de preparação e o evento final, representaram uma vivência marcante que enriqueceu significativamente a todos que dela participaram.


http://www.mosaicomantiqueira.org.br/site/category/noticias/
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC São Francisco Xavier
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.