Artesãos da Resex Cazumbá-Iracema participam da AgroPurus

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 22/10/2013
A Reserva Extrativista (Resex) do Cazumbá-Iracema participou da AgroPurus, feira agropecuária que está em sua segunda edição e acontece em Sena Madureira, no estado do Acre. O evento, que comemorou os 109 anos do município é a terceira maior feira do estado e apresenta exposições de produtos da indústria e da agricultura acreana.

A Resex foi representada pelo artesão Jilberto Maia, morador da unidade e pelo Grupo de Mulheres Artesãs do Núcleo do Cazumbá. Jilberto é um artista que trabalha fazendo animais e peças de borracha defumada, a exemplo de caçador com 1,70 m de altura e que carrega um veado abatido nas costas - trata-se de uma homenagem ao seu irmão Manoel, que é caçador. Já o grupo de mulheres trabalha o artesanato de encauchado de vegetal, que são folhas em látex.

Para Tiago Juruá, chefe da Resex, essa foi mais uma oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido pelos moradores da unidade de conservação. "A participação dos artesãos da Cazumbá em eventos é de fundamental importância para que eles comercializem a produção e, principalmente, para que a comunidade conheça o trabalho desenvolvido por eles. Muitos dos próprios moradores de Sena Madureira, onde está localizada a reserva, ainda não conheciam o artesanato local. Essa participação na feira, viabilizada em parceria com o Sebrae no Acre, também possibilita a divulgação da reserva extrativista e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para população do município".

Todos os artesãos da reserva extrativista integram o Projeto Cazumbarte, que visa apoiar a produção e comercialização do artesanato da unidade de conservação. No final deste mês, os artesãos também participarão do Projeto Comprador, organizado pelo Sebrae, onde comerciantes de todo o Brasil estarão no Acre para conhecer o artesanato local, fazer contato com os artesãos e realizar encomendas.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4424-artesaos-da-resex-cazumba-iracema-participam-da-agropurus.html
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cazumbá-Iracema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.