ARTIGO: Rota das Emoções - 2ª Etapa (Barreirinhas - Lençois Maranhenses)

Administradores - http://www.administradores.com.br - 05/05/2011
Distribuídos por 155 mil hectares, onde dunas e milhares de lagoas de água quase morna repousam tranqüilas, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses configura-se como um lugar único no planeta. Os pontos mais belos estão mais próximos de santo Amaro, mas é a pequena cidade de Barreirinhas que, pela infra-estruturar turística, ficou conhecida como a "Capital dos Lençóis".

Dali, uma boa pedida é sair bem cedo para fazer um instigante passeio pelo rio Preguiças, com suas águas azuis e translúcidas e seu fundo de areia. No trajeto até o mar, é só beleza. Impressionantes e imponentes manguezais cercam o rio. Ali se encontram os biomas amazônicos, a caatinga e a Mata Atlântica. Também é possível ver os coletores de açaí trabalhando em seus barcos que singram os igarapés. Na primeira parada, na localidade de vassouras, o visitante pode se dirigir a uma tenda nas dunas que surgem à beira do rio e se refrescar tomando uma água de coco ou um guaraná Jesus, tão gostoso que a Coca-Cola comprou sua fábrica para que fosse comercializado apenas no Maranhão e não invadisse o Brasil.

Já em Vassouras, pode-se arriscar um passeio pelas dunas, mas não é o melhor lugar para isso. Bom mesmo é conhecer o Orlando, o Geraldo e a Simone. Que são? Alguns dos macacos-prego que vivem soltos no mangue e aparecem por ali quando chamados pelos donos da tenda, porque sabem que lá vem banana. O turista pode comprar as bananas para dar aos bichos, que vem pegar em sua mão depois correm de volta para as árvores. Você paga o quanto achar justo pela atração, mas certamente pagará sempre menos do que valeu a experiência.

Seguindo pelo rio - excelente para um mergulho porque ali perto das dunas o calor refletido pela areia branca torna-se insuportável -, a água vai se tornando salobra até, já bem próxima a sua foz, ficar salgada. Quando isso acontecer, é porque você já chegou a um restaurante que vai servir um escondidinho de carne de sol acompanhado de uma comida caseira que vai fazer você ter inveja desse povo.

Outros passeios arrebatadores podem ser feitos de quadriciclo, cavalos ou nas guerreiras Toyota, que são praticamente as únicas que suportam com classe as trilhas pelas dunas, que levam a dezenas de lagoas alucinantes (em outubro, final do período de estiagem, várias delas secam, restando bem poucas, até a volta das chuvas).

Que Preguiças !!!

Se você está precisando mesmo é ser tratado como um pachá, fique uns três dias no Porto Preguiças Resort. Depois de instalado, coloque sua roupa de banho, vá correndo e pule na piscina de mais de 700 m², mergulhe até o bar molhado e peça uma margarita. Pode ser de dia ou à noite, porque a água está sempre em torno de 30 graus, sobre o inédito fundo de areia branca que vai massagear seus pés. Se esta atividade cansar você, leve seu corpo para descansar em uma das dezenas de redes espalhadas nos gazebos e fique olhando as folhas de coqueiro que cobrem o teto. O som ambiente é por conta da natureza.

O Porto Preguiças é um desses empreendimentos do bem que não significam apenas um oásis para os turistas, mas trabalho digno e qualificação para a comunidade local, de onde tem todos os funcionários. Para Barreirinhas, é um chamariz de turistas ávidos para gastar. Construído por um paulistano que sabe o que é bom e mudou-se para o local depois de pronto, o resort está à margem do Rio Preguiças, incrustado respeitosamente em um bosque nativo de carnaúbas de 150.000m². Durante sua construção, um exemplo de cuidados ambientais, preservou toda a mata ciliar de mais de 120.000m². O lugar possui instalações de alto padrão, mas com todo charme de um arraial do interior, e tem até uma igrejinha, alem de animais como gansos africanos e galinhas-d´angola que circulam livremente. Uma olaria funciona ali e produz belíssimas peças, e os hóspedes também podem arriscar fazer suas artes sob orientação de um funcionário. Enólogos podem fazer uma trabalhosa pesquisa de campo em um universo de 100 rótulos de vinhos cuidadosamente escolhidos. Dedique-se, mais de 1.500 garrafas o esperam. Viu?! Menos de três dias não dá.



http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/artigo-rota-das-emocoes-2-etapa-barreirinhas-lencois-maranhenses/54827/
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lençóis Maranhenses
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.