Atraso na ampliação de reserva biológica em Rondônia

Amazonia.org.br - 09/03/2006
Apesar de anunciada em agosto do ano passado, a ampliação da Reserva Biológica Jaru, em Rondônia, que passaria de 280 mil para 340 mil hectares, ainda não foi promulgada. O decreto, de acordo com a Diretoria de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente (DAP/MMA), foi enviado há menos de um mês à Casa Civil e aguarda sanção do presidente.

O atraso na preparação do decreto, de acordo com o ministério, deve-se a um impasse quanto às áreas a serem incluídas na Rebio. Inicialmente, era prevista apenas a incorporação das terras da gleba Bela Vista, uma espécie de faixa seca entre a reserva e o Rio Machado, que facilitava a ação de grileiros, posseiros e madeireiros. Desse modo, o rio serviria como uma barreira natural contra a devastação e os crimes ambientais.

Mas, ao preparar a minuta, o Ibama incluiu no decreto também as áreas das ilhas do rio Machado. Já na Casa Civil, o decreto teve que ser reenviado ao Ibama para reformulação, pois não havia verbas alocadas para tais desapropriações no projeto. Entre negociações e idas e vindas entre Ibama e MMA, o novo decreto só teria sido enviado a Casa Civil para sanção no mês passado, com as ilhas excluídas da reserva.

No entanto, membros de organizações não-governamentais locais associam o atraso na promulgação do decreto a outro fato. Representantes de empreiteiras já teriam feito contato com as organizações, sondando a possível reação da população indígena da região a um projeto do governo federal: a construção de uma usina hidrelétrica no Rio Machado, na área da Rebio.
Local: São Paulo - SP
Fonte: Amazonia.org.br
Link: http://www.amazonia.org.br
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jaru
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.