Audiência pública discute degradação de Áreas de Proteção Ambiental no Ceará

ICMBio - 07/05/2008
A Área de Proteção Ambiental Chapada do Araripe, localizada no Ceará, com o apoio do Ministério Público, promove audiência pública, no próximo dia 28 de maio, no Cine Teatro Salviano Arraes, em Crato, Ceará. O objetivo será debater sobre as questões de degradação das Áreas de Preservação Permanentes (APP’s) das nascentes, bem como abordar a má utilização e distribuição pública de água. A audiência possibilitará a assinatura de Termo de Ajuste de Conduta, por meio do qual será ordenada a utilização da água e a preservação das fontes.

O soldadinho do Araripe, pássaro endêmico da APA Chapada do Araripe, tem o seu habitat natural nas matas das nascentes. A espécie está em extinção e apresenta hábito de reprodução intimamente ligado à preservação das fontes. A maior fonte da unidade de conservação, conhecida como fonte da Batateira, encontra-se totalmente canalizada, com vazão de 350 mil litros de água por hora.

Para garantir a preservação das fontes e o acesso a água, a APA propõe a retirada imediata dos canos de dentro das fontes, com o objetivo de assegurar o escoamento natural da água. Além disso, deve haver a construção de caixas de captação a uma distância de 50m e a desapropriação de uma área de três hectares no entorno das fontes.
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada do Araripe
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.