Balanço do incêndio no Parque do Itatiaia

Mosaico Mantiqueira - www.mosaicomantiqueira.org.br - 01/10/2010
Em reunião do Conselho Consultivo do Parque Nacional do Itatiaia (18-09) o coordenador de prevenção e combate a incêndios florestais, Gustavo Tomzhinski e o coordenador operacional, Luiz Coslope, apresentaram um balanço das ocorrências iniciadas no dia 13 de agosto. No total foram 37 focos de incêndio, atingindo 1.280 hectares dentro do PNI e 206 no entorno. Choveu apenas 11 mm em 111 dias.

Na avaliação dos analistas ambientais a operação, que durou do dia 13 de agosto a 7 de setembro, contou com os seguintes pontos positivos: Curto tempo de resposta, rápido acionamento dos Meios, apoio de outras unidades com brigadas e servidores, apoio rápido e eficiente da AMAN, liberação da Pousada Alsene como Base de Operações, combate noturno eficiente, eficiência da brigada e comprometimento dos atores. E os seguintes pontos negativos: Dificuldade e deficiência no controle aos acessos do PNI, falta de envolvimento de algumas instituições e atores, dificuldade de acesso e extravio de alguns equipamentos.

As cabeceiras dos rios Aiuruoca e Preto foram as áreas mais atingidas. As chuvas que se iniciam certamente carrearão muitos sedimentos da área queimada para poços e cachoeiras da região. No encontro, conselheiros questionaram sobre o custo da operação de combate e quanto custará recuperar a área como forma de lembrar que medidas preventivas são sempre mais baratas e eficazes. Uma das conclusões quanto às causas do incêndio, considerado criminoso e intencional, é a falta de controle dos acessos ao parque por Mauá e Serra Negra. A implantação dos postos de controle é parte das medidas mitigadoras previstas no licenciamento da Estrada Parque para Visconde de Mauá.

http://www.mosaicomantiqueira.org.br/site/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.