Baleia Franca participa de seminário

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 18/05/2015
Os 30 anos da preservação do centro histórico de Laguna foi tema do evento


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) promoveu em Laguna (SC), o seminário "Entre os Morros e a Lagoa: Um Espaço de Memória", em comemoração aos 30 anos de preservação do patrimônio histórico no município. A maior parte das atividades do seminário foram realizadas no Cine-Teatro Mussi, no Centro Histórico de Laguna, entre os dias 6 e 8 de maio.

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca (http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/unidades-de-conservacao/biomas-brasileiros/marinho/unidades-de-conservacao-marinho/2236-apa-da-baleia-franca.html?highlight=WyJiYWxlaWEiLCJmcmFuY2EiLCJiYWxlaWEgZnJhbmNhIl0=), que este ano completa 15 anos, participou do evento, com uma palestra, proferida na tarde da última sexta-feira (8) pelo analista ambiental, arquiteto e urbanista Miguel von Behr, sobre a história da criação da Unidade de Conservação e os atuais desafios que ela enfrenta.

Segundo von Behr, os maiores questionamentos que surgiram no debate foram esclarecidos, tais como sobre os objetivos da UC, seu Plano de Manejo, em processo de elaboração no momento, e também sobre o turismo embarcado de observação de baleias, que depende de decisão judicial para voltar a ocorrer. Outro ponto foi a consideração feita acerca do zoneamento do município estabelecido no Plano Diretor de Laguna e que está previsto no Plano de Manejo da APA.

A Unidade de Conservação abrange 52% do território do município de Laguna. Cerca de 11% do território da APA é constituído pelo município. "A APA da Baleia Franca tem um papel importante na conservação do meio ambiente na região costeira ao sul de Santa Catarina, bem como na proteção do patrimônio arqueológico, especialmente os sambaquis e outros sítios arqueológicos pré-históricos que existem no território, como sítios líticos e inscrições rupestres", destaca von Behr.

O evento realizado pelo IPHAN contou com exposições, oficina de pintura para o público infantil, que também participou de uma caça ao tesouro, e oficina de educação patrimonial com professores. Além das atividades lúdicas e educativas, foram apresentadas mais quatro palestras, com os temas "Laguna Patrimônio Nacional", "Educação Patrimonial", "Patrimônio Imaterial", e "A noção de cidade-documento e a proteção de áreas urbanas na contemporaneidade".

Sobre a APA da Baleia Franca

A APA da Baleia Franca abriga em seu território diversos sítios arqueológicos de grande valor histórico e cultural, que dão testemunho de cerca de 7 mil anos de ocupação humana no litoral Sul de Santa Catarina.

Os sítios líticos são os locais onde eram fabricadas as ferramentas de pedra, utilizadas pelos primeiros seres humanos que habitaram a região. Estas oficinas pré-históricas ocorrem em locais onde há formações de basalto. A rocha era utilizada para polir as ferramentas de pedra. O processo de polimento deixou marcas nas rochas, algumas de forma circular e outras profundas e alongadas que são facilmente identificáveis.

A arte rupestre em paredões rochosos na costa da APA da Baleia Franca é outro patrimônio de valor incalculável para a memória da ocupação humana na região, sinalizando sua utilização pelos primeiros habitantes.

Mais informações sobre visitação à APA da Baleia Franca: http://www.icmbio.gov.br/apabaleiafranca/



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6807-baleia-franca-participa-de-seminario.html
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Baleia Franca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.