Biólogos do Naturatins publicam pesquisa sobre pato mergulhão no Jalapão

Naturatins - http://naturatins.to.gov.br - 05/04/2010
Após estudos e observações, biólogos do Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins, Marcelo de Oliveira Barbosa e Marissonia Almeida, tiveram seu trabalho publicado na revista de ornitologia Cotinga, no último dia 16 de março.

Com o tema "Novas observações e dados reprodutivos do pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) na região do Jalapão", o trabalho é parte integrante das ações de monitoramento e conservação do pato-mergulhão, desenvolvido pela equipe técnica da Coordenadoria de Áreas Protegidas do órgão.

Para a elaboração do artigo científico foram realizadas seis expedições ao longo de um trecho contínuo do rio Novo (55 quilômetros de extensão) durante os anos 2007 (julho e setembro) e 2008 (junho a setembro), e caminhadas em novembro de 2007 e abril de 2008.

Dentre os resultados foram identificados três casais reprodutivos, com o registro de 25 filhotes e propostos esforços para a sua proteção na região, tais como a criação de novas Unidades de Conservação de Proteção Integral, e redimensionamento do Parque Estadual do Jalapão, entre outros.

http://naturatins.to.gov.br/noticia.php?id=2819
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.