BNDES investe em empresa que produz madeira certificada

Portal Fator - www.revistafator.com.br - 10/12/2010
O BNDES adquiriu participação acionária na AMATA, empresa do setor florestal especializada em manejo sustentável de florestas nativas. Fundada em 2005, a AMATA tem como objetivo produzir madeira certificada e produtos florestais beneficiados oriundos de processos sustentáveis, com foco na venda para os principais mercados internacionais.

Com o investimento na AMATA, o BNDES amplia suas ações no combate às emissões e no sequestro de gases de efeito estufa, atuando inclusive como um complemento às ações em curso no âmbito do Fundo Amazônia. O investimento foi feito durante operação de capitalização da AMATA.

A capitalização envolveu, além do BNDES, por meio de sua subsidiária BNDESPAR, os fundos de private equity Brasil Agronegócio, gerido pela BRZ Investimentos, Brasil Sustentabilidade, com cogestão da BRZ Investimentos e Latour Capital, e o fundo alemão Aquila. Os sócios fundadores da AMATA permanecem na empresa como acionistas minoritários e gestores do negócio.

O Banco detém cerca de 13% do capital total da AMATA e tem o direito de indicar um membro no Conselho de Administração da empresa. Com a entrada dos novos investidores e crescimento de suas atividades, a AMATA ampliará seus mecanismos de gestão e controle, seguindo as melhores práticas de governança corporativa.

A operação contribui para o desenvolvimento de uma atividade produtiva, o manejo de florestas nativas, que, além de atuar na conservação da biodiversidade da Amazônia, preserva e atribui valor à floresta em pé, criando uma fonte de riqueza e de oportunidades, sobretudo para as populações que vivem nessas regiões e que tradicionalmente dependem do desmate e de atividades predatórias para sobreviver.

Atividade de manejo consiste no corte seletivo de algumas espécies de árvores da floresta nativa, seguindo critérios de sustentabilidade e baixo impacto ambiental. Em um projeto de manejo florestal, apenas uma parcela da área total é explorada por ano, onde pode ser extraído um volume de madeira compatível com a capacidade de regeneração da floresta. A AMATA concentrará suas principais atividades na região amazônica, onde já possui uma concessão pública para a realização de manejo florestal na Floresta Nacional do Jamari em Rondônia.

Além da exploração de produtos madeireiros, o plano de negócios da AMATA contempla a possibilidade de obtenção de receitas adicionais por meio da negociação de "créditos de carbono", produtos não madeireiros e a oferta de serviços ambientais, em linha com o conceito de uso múltiplo da floresta.

A AMATA utilizará o sistema de certificação desenvolvido pelo Forest Stewardship Council (conhecido pela sigla FSC) para orientar as atividades previstas na implementação do seu plano de negócios. Esse certificado é o mais reconhecido por seus públicos de interesse, principalmente grandes compradores nos mercados internacionais de produtos madeireiros, contemplando, além da adoção das melhores práticas ambientais, a responsabilidade social.


http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=140151
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jamari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.