Bolsa Floresta beneficia populações extrativistas da RDS Rio Madeira

http://www.fas-amazonas.org - 03/02/2011
A Fundação Amazonas Sustentável (FAS), por meio do Programa Bolsa Floresta Renda, realizou no dia 12 de janeiro a entrega de dois secadores para beneficiamento de cacau na comunidade Zé-João, localizada Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Madeira, localizada entre os municípios de Borba, Manicoré e Novo Aripuanã (Amazonas/Brasil).

No ano de 2010, a FAS, por meio do Programa Bolsa Floresta, investiu na RDS do Rio Madeira mais de R$ 200 mil somente no componente Renda. Já foram entregues equipamentos agrícolas nas 37 comunidades da reserva e ainda serão entregues mais quatro secadores de cacau até abril deste ano. Entre os materiais de beneficiamento, estão os secadores de cacau, roçadeiras, motores-bomba, mangueiras, entre outros.

Edvaldo Correa, coordenador da Regional da RDS do Rio Madeira, fala do ganho da comunidade com o secador de cacau. "Antes o agricultor secava o cacau ao ar livre, sujeito às intempéries (chuva) e ação predatória de animais. Agora, com este secador, o produtor poderá oferecer um produto de melhor qualidade e consequentemente, de maior valor agregado", explica Edvaldo.

Morador da RDS do Madeira, Waldenor Queiroz Pinto possui 10 hectares de cacau plantados, dos quais somente seis já estão produzindo, os demais produzirão a partir do ano que vem. A estimativa é que o Queiroz Pinto produza em torno de quatro toneladas de cacau neste ano. Com o apoio do Bolsa Floresta Renda, ele poderá expandir sua produção. Waldenor fala da importância do Bolsa Floresta para as populações extrativistas e elogia programa. "O Bolsa Floresta é um programa sério, que tem ajudado muito a agente, que é produtor de baixa renda e espero que ajude ainda mais essas comunidades", conta o produtor.

Sobre o Bolsa Floresta

O Programa Bolsa Floresta (PBF) é o primeiro projeto do Brasil certificado internacionalmente para recompensar e melhorar a qualidade de vida das populações tradicionais pela manutenção dos serviços ambientais prestados pelas florestas tropicais, reduzindo o desmatamento e valorizando a floresta em pé.

Possui 4 componentes:

Bolsa Floresta Renda - incentivo à produção sustentável.

Bolsa Floresta Social - investimentos em saúde, educação, transporte e comunicação.

Bolsa Floresta Associação - fortalecimento da associação e controle social do programa.

Bolsa Floresta Familiar - envolvimento das famílias na redução do desmatamento.


http://www.fas-amazonas.org/pt/noticia/bolsa-floresta-beneficia-populacoes-extrativistas-da-rds-rio-madeira
Desenvolvimento Regional

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Madeira
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.