Bolsa Verde beneficia mais de 100 famílias na Resex Mapuá

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 02/05/2012
Mais de 100 famílias da Reserva Extrativista (Resex) Mapuá, unidade de conservação sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), localizada no município de Breves, na Ilha de Marajó, no estado do Pará, assinaram os termos de adesão ao programa Bolsa Verde, do governo federal.

O programa Bolsa Verde destina R$300 por trimestre, chegando ao total de R$1.200 para cada família por ano. Podem ser beneficiárias do programa, famílias em situação de extrema pobreza que desenvolvam atividades de conservação ambiental em: Florestas Nacionais, Reservas Extrativistas Federais e Reservas de Desenvolvimento Sustentável Federais; em Projetos de Assentamento Florestal, Projetos de Desenvolvimento Sustentável ou Projetos de Assentamento Agroextrativista instituídos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); e em outras áreas rurais indicadas pelo Comitê Gestor do Programa Bolsa Verde e definidas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Para ter direito ao benefício, a família tem que manter a cobertura vegetal da área onde vive identificada pelo diagnóstico ambiental e provar que faz uso sustentável dos recursos naturais existentes nela. A família assina um Termo de Adesão ao programa. Esse trabalho é feito dentro das unidades de conservação federais e conta com a ajuda de servidores do ICMBio, que fazem a interlocução com as comunidades tradicionais.

Os moradores da Resex Mapuá participaram do ato de assinatura dos termos de adesão na Casa Familiar Rural (CFR). O trabalho de mobilização e coleta das assinaturas contou com atuação de representantes da Associação de Moradores da Resex Mapuá (Amorema), da Associação da CFR e de profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O Programa Bolsa Verde é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e tem participação direta dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social (MDS), além de contar com apoio do ICMBio, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Conselho Nacional de Populações Extrativistas (CNS), do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Breves (STTR) e da Prefeitura Municipal de Breves.




http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/2851-bolsa-verde-beneficia-mais-de-100-familias-na-resex-mapua.html
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mapuá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.